Quais eram os tipos de abobadas predominante na arte românica e em que consistiam.
Soluções para a tarefa
Características da Arte Românica
Na época, era utilizado a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas);Leveza e repouso originários das construções. Algumas davam a impressão de estar no céu.As igrejas românicas são grandes e sólidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus;
Eram nessas igrejas que os peregrinos, que percorriam grandes distâncias para se chegar ao santuário desejado se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a basílica de Saint-Sernin, na cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatórias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Na arquitetura, a base é representada por uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada.
Arquitetura Românica
Havia dois estilos que se destacavam:
Abóbada de berço – um semicírculo simples, chamado de arco pleno, que era ampliado pelas paredes. Suas desvantagens eram a pouca luminosidade, por causa das janelas pequenas, o excesso de peso do teto, provocava desabamentos e era impossível a abertura de grandes vãos.Abóbada de arestas – criada para superar o estilo anterior, essa abóbada possui uma insterseção, em âgulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com esse estilo de abóbada não havia mais o problema da má iluminação e do peso do teto.
No Ocidente, não foram construídas grandes cidades. As pessoas preferiam a vida nos campos, nos vilarejos e nesses locais eram construídas as igrejas. Como o poder não vinha mais da nobreza, nesse período, a igreja que fazia a produção dos trabalhos artísticos.
Nessa época, havia muitos analfabetos e através das pinturas e esculturas feitas nas igrejas, as pessoas podiam entender um pouco das histórias bíblicas e comunicá-las a outros fiéis.
Em 910, um movimento de reforma se estendeu dos séculos XI e XII, na cidade de Cluny uma abadia de beneditinos (a maior igreja do período). Havia mais de mil mosteiros espalhados no final do século XII.
Os tipos de abóbadas que predominavam na arte românica eram a abóbada de berço e a abóbada de arestas, a primeira era mais simples que a segunda e caracterizava-se por ser em formato de semicírculo ou arco.
O romantismo é um movimento artístico e literário considerado a mais importante forma de gênero narrativo escrito em prosa. Sua evolução vem desde a história romanesca na Idade Média. A palavra romance começou a ser introduzido no cenário literário a partir do século XVIII.
Os motivos históricos que possibilitaram o surgimento do período românico foram os seguintes: impactos da Revolução Industrial e também da Revolução Francesa, final do século XVIII e definição das classes sociais.
Saiba mais sobre a arte românica em: https://brainly.com.br/tarefa/15645249
Bons estudos!