Artes, perguntado por gabriellecampelo2003, 1 ano atrás

Quais eram os tipos de abobadas predominante na arte românica e em que consistiam.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruzzaeduardo04
13
A arte era produzida nas oficinas, no governo de Carlos Magno e, com isso, um novo estilo chamado de Românico, começou a surgir, nos séculos XI e XII, na Europa.

Características da Arte Românica

Na época, era utilizado a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas);Leveza e repouso originários das construções. Algumas davam a impressão de estar no céu.As igrejas românicas são grandes e sólidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus;

Eram nessas igrejas que os peregrinos, que percorriam grandes distâncias para se chegar ao santuário desejado se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a basílica de Saint-Sernin, na cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatórias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Na arquitetura, a base é representada por uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada.

Arquitetura Românica

Havia dois estilos que se destacavam:

Abóbada de berço – um semicírculo simples, chamado de arco pleno, que era ampliado pelas paredes. Suas desvantagens eram a pouca luminosidade, por causa das janelas pequenas, o excesso de peso do teto, provocava desabamentos e era impossível a abertura de grandes vãos.Abóbada de arestas – criada para superar o estilo anterior, essa abóbada possui uma insterseção, em âgulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com esse estilo de abóbada não havia mais o problema da má iluminação e do peso do teto.

No Ocidente, não foram construídas grandes cidades. As pessoas preferiam a vida nos campos, nos vilarejos e nesses locais eram construídas as igrejas. Como o poder não vinha mais da nobreza, nesse período, a igreja que fazia a produção dos trabalhos artísticos.

Nessa época, havia muitos analfabetos e através das pinturas e esculturas feitas nas igrejas, as pessoas podiam entender um pouco das histórias bíblicas e comunicá-las a outros fiéis.

Em 910, um movimento de reforma se estendeu dos séculos XI e XII, na cidade de Cluny uma abadia de beneditinos (a maior igreja do período). Havia mais de mil mosteiros espalhados no final do século XII.

Respondido por LarissaMoura3
5

Os tipos de abóbadas que predominavam na arte românica eram a abóbada de berço e a abóbada de arestas, a primeira era mais simples que a segunda e caracterizava-se por ser em formato de semicírculo ou arco.

O romantismo é um movimento artístico e literário considerado a mais importante forma de gênero narrativo escrito em prosa. Sua evolução vem desde a história romanesca na Idade Média. A palavra romance começou a ser introduzido no cenário literário a partir do século XVIII.

Os motivos históricos que possibilitaram o surgimento do período românico foram os seguintes: impactos da Revolução Industrial e também da Revolução Francesa, final do século XVIII e definição das classes sociais.

Saiba mais sobre a arte românica em: https://brainly.com.br/tarefa/15645249

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes