Quais eram os rituais da inquisição?
Me ajudem por favor
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Um dos desafios da história indígena hoje diz respeito ao tratamento das fontes.
Entendo este tratamento como um conjunto de interferências e práticas, além, é claro,
das condições de acessibilidade. Compartilho
aqui uma experiência que venho
desenvolvendo faz algum tempo com a utilização das fontes da inquisição para o
enriquecimento deste tipo de abordagem.
Defendo estas fontes por diversos motivos. O primeiro e mais importante deles
corresponde à possibilidade de, através do discurso dessa polícia das consciências,
acessar as profundezas do imaginário mestiço que se articulava entre os indígenas
habitantes da América portuguesa colonial; o segundo, e também de enorme
importância, é a possibilidade do acesso às redes de solidariedade que se estabeleciam
entre índios cristãos, mamelucos, mulatos, cafuzos, brancos, negros e outras diversas
matizes mestiças. Um terceiro motivo, articulado ao anterior, corresponde às mutações
das relações de parentesco no contexto dessas zonas de contato.
A sensação de perda de alguns referenciais de certa unidade social e étnica
quando nos debruçamos sobre o problema da mestiçagem, pode ser superado
considerando que os processos de transformação social e das mutações das práticas
culturais são inerentes a qualquer grupo humano e não significam, necessariamente, a
Entendo este tratamento como um conjunto de interferências e práticas, além, é claro,
das condições de acessibilidade. Compartilho
aqui uma experiência que venho
desenvolvendo faz algum tempo com a utilização das fontes da inquisição para o
enriquecimento deste tipo de abordagem.
Defendo estas fontes por diversos motivos. O primeiro e mais importante deles
corresponde à possibilidade de, através do discurso dessa polícia das consciências,
acessar as profundezas do imaginário mestiço que se articulava entre os indígenas
habitantes da América portuguesa colonial; o segundo, e também de enorme
importância, é a possibilidade do acesso às redes de solidariedade que se estabeleciam
entre índios cristãos, mamelucos, mulatos, cafuzos, brancos, negros e outras diversas
matizes mestiças. Um terceiro motivo, articulado ao anterior, corresponde às mutações
das relações de parentesco no contexto dessas zonas de contato.
A sensação de perda de alguns referenciais de certa unidade social e étnica
quando nos debruçamos sobre o problema da mestiçagem, pode ser superado
considerando que os processos de transformação social e das mutações das práticas
culturais são inerentes a qualquer grupo humano e não significam, necessariamente, a
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