Quais eram os problemas enfrentados pelos escravos enquanto o Haiti ainda era colônia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Haiti era composto por grandes fazendas ( latifúndios ) e quase todos os artigos não agrícolas ( roupas, utensílios, ferramentas, armas, etc… ) eram trazidos da Europa, principalmente da França.
Enquanto a minoria dominante ficava cada vez mais rica, a maioria escrava ficava cada vez mais miserável. A revolta inevitável aconteceu em 1794.
Em 1794, após uma violenta revolta dos escravos que lutaram com facões, paus e ferramentas, o Haiti se tornou o primeiro país do mundo a abolir a escravidão.
Em 1801, o ex-escravo e líder popular ( neste momento todos os escravos estavam libertados ) Toussaint Louverture se auto-proclamou governador-geral do Haiti.
Apesar do sucesso inicial da revolução, Louverture não se manteve muito tempo no poder no Haiti, alguns meses depois, a França enviou reforços militares continentais e conseguiu derrotar e assassinar o governador-geral.
Em 1803, aproveitando que o povo ainda estava revoltado e que os exercitos Franceses já estavam cansados lutando a 2 anos, Jacques Dessalines, tomou a liderança da revolução e organizou um exercito popular que destruiu as forças Francesas. No ano seguinte, Dessalines declarou o país independente e se auto-nomeou Imperador do Haiti.
Em 1804, como forma de retaliação a revolução Haitiana, os escravistas Americanos e Europeus tomaram as dores da França e firmaram um bloqueio naval contra o Haiti que ficou isolado comercialmente por 60 anos.