História, perguntado por makisan, 1 ano atrás

quais eram os principais grupos sociais em roma e como se caracterizavam

Soluções para a tarefa

Respondido por PaolaRodrigues
197
Eram 3 principais grupos da sociedade romana no período monarquio .
 
Os patrícios, proprietários de terras férteis, dos grandes rebanhos e das minas, exerciam poder politico no Senado (um conselho de anciões que vetava ou aprovava as decisões reais) , na cúria ( uma assembleia composta por cidadãos em idade militar) e nas magistraturas. Detinham a maior parte do butim nas guerras, davam proteção pessoal aos clientes em troca de trabalhos agrícolas.

Os clientes, eram camponeses em sua maioria mantinham forte dependência pessoal em relação aos patrícios, apesar de serem homens livres não tinham acesso ao poder politico.

Os escravos obtidos a partir de guerras ou por endividamento, realizavam todo tipo de trabalho braçal ou domestico e não tinham qualquer direito politico.

makisan: obrigada me ajudou muito!
Respondido por makmorales
24

Os principais grupos sociais em Roma eram os patrícios, os plebeus, os clientes, escravos e os proletários, que se caracterizavam por uma hierarquia cujo topo era ocupada pelos patrícios, detentores dos latifúndios e ocupantes dos mais altos cargos públicos.

Os plebeus eram os cidadãos comuns, sendo que nessa camada havia pequenos artesãos, comerciantes e produtores rurais, mas de propriedades pequenas.

O grupo social em Roma dos clientes era formado pelos indivíduos que prestavam serviços e ganhavam a proteção dos patrícios. Os escravos eram a maior mão de obra utilizada em Roma e propriedade exclusiva de seus donos.

Os proletários eram o grupo social livre em Roma mais pobre, pois não possuíam terras, nenhum bem ou posse. Então eles eram amparados pelo estado e geravam filhos (prole). Eles também ajudavam a compor as legiões.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/5290546

Anexos:
Perguntas interessantes