História, perguntado por karineaparecidaxavie, 1 ano atrás

Quais eram os planos dos revoltosos da Conjuração Baiana?

Soluções para a tarefa

Respondido por DeepSmile
14
 

 Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular, que ocorreu na Bahia em 1798. Recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade. 
 
Causas principais 
 
- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais, entre eles os alimentos. Além disso, muitas pessoas reclamavam da carência de determinados alimentos.
 
- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana. 
 
Objetivos principais 
 
- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal.
- Defendiam a implantação da República.
 
- Queriam liberdade comercial no mercado interno e também no comércio exterior.
 
- Desejavam liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto, eram amplamente favoráveis à abolição dos privilégios sociais e da escravidão.
 
- Reivindicavam aumento de salários para os soldados. 

Respondido por Lariximenes
19

Resposta: Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (no qual as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), por meio da instalação de uma república na Bahia. Defendiam a liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.

Perguntas interessantes