-Quais eram os objetivos da Missão Apollo 11?-O que foi possível descobrir a respeito da Lua depois dessa viagem?-Procure na internet informações a respeito da participação do Brasil em programas espaciais e descreva um deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apollo 11 foi a expedição responsável por levar o homem à Lua. Essa jornada foi o resultado final de uma década de pesquisas científicas e de altas quantias investidas.
A Apollo 11 foi uma missão espacial, realizada pela Nasa em julho de 1969, que resultou na chegada do homem à Lua. A bordo do módulo de comando Columbia, Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram os três astronautas enviados ao satélite natural. Essa missão estava inserida dentro do Programa Apollo e foi um dos maiores momentos da corrida espacial.
Leia também: Por que o homem ainda não voltou à Lua?
Corrida espacial
Primeiramente, antes de compreender o que foi a missão Apollo 11, é necessário termos uma noção do contexto no qual ela estava inserida e que foi essencial para fornecer as condições políticas necessárias que viabilizaram e financiaram a expedição que enviou o homem à Lua em 1969.
A missão Apollo 11 está inserida dentro do contexto da corrida espacial — a disputa travada entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) pela hegemonia da exploração espacial. Tal competição foi resultado do conflito travado entre os dois países (em níveis político e ideológico) conhecido como Guerra Fria.
Após o final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS saíram como as duas grandes potências do mundo, e isso contribuiu para a formulação de um cenário de polarização mundial. As duas nações, procurando demonstrar seu poderio, realizaram maciços investimentos na área de tecnologia, pensando principalmente em desenvolver armamentos mais potentes.
Assim, aproveitando-se de estudos realizados por cientistas alemães, americanos e soviéticos, ambas potências começaram a investir no desenvolvimento de mísseis e foguetes. Esses investimentos logo se estenderam às áreas dedicadas aos estudos relacionados com a exploração industrial e com a produção de satélites artificiais.
O lançamento do satélite Sputnik 1 pelos soviéticos inaugurou a corrida espacial (1957-1975).*
Na década de 1950, tanto americanos quanto soviéticos possuíam programas para a construção de um satélite que orbitaria a Terra. Essa primeira disputa foi vencida pelos soviéticos, que conseguiram lançar o Sputnik 1, em 4 de outubro de 1957. Esse acontecimento deu início à corrida espacial, que se estendeu até 1975.
Entre 1957 e 1975, americanos e soviéticos dedicaram altíssimas somas de dinheiro para investir nessa competição, sempre com o intuito de mostrarem-se à frente nos grandes feitos relacionados ao espaço. Até o começo da década de 1960, os soviéticos haviam sido os pioneiros nos grandes feitos na exploração espacial — enviar um satélite para orbitar a Terra e enviar um ser vivo para o espaço, em 1957.
Em resposta, os americanos enviaram o satélite Explorer 1 e criaram a Nasa — a National Aeronautics and Space Administration. A Nasa foi criada para coordenar todo o programa americano de exploração espacial.
Confira a seguir uma linha do tempo que detalha os acontecimentos mais importantes da missão:
→ Lançamento
Em 16 de julho de 1969, o foguete Saturn V lançou a espaçonave Apolo 11, com base no Cabo Canaveral, na Ilha Merrit, Florida. A subida, inicialmente vertical, durou 13,2 segundos, até que o foguete pudesse ter a sua direção ajustada para entrar na órbita terrestre.
Aproximadamente 2 minutos e 40 segundos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete foi desprendido, e a espaçonave Apolo 11 entrou na órbita da Terra a uma altura de 185 km, após 12 minutos de voo. Cerca de 30 minutos após o início da órbita terrestre, a trajetória da espaçonave foi reajustada para que se iniciasse a manobra de injeção translunar.
Resposta:
caraca
Explicação: