História, perguntado por brilingeo18, 10 meses atrás

Quais eram os motivos de metade da população não gostar de Getúlio Vargas?

Soluções para a tarefa

Respondido por 63marcosmaia
0

Antes de explicar porque Vargas foi o pior presidente da história, temos que entender o contexto em que ele se inseria. Para isso é necessário recapitular a história da República Velha pré golpe comunista dos anos 30 para uma maior compreensão de como esse indivíduo consegue chegar ao poder.

Veremos aqui, as consequências da instauração do Estado Novo, que acabou com a relativa liberdade que havia nesse país. Vargas foi responsável por transformar esse imenso território em uma máquina de usurpação e privilégios onde aqueles que a controlam sugam sem pudor, a vida, liberdade e propriedade dos cidadãos, tornados meros escravos pagadores de impostos.

O Brasil República.

A exatos 127 anos atrás, caía o sistema monárquico brasileiro. Na segunda metade do séc. XIX houveram alguns acontecimentos que contribuíram para a dissolução do império como o crescimento do movimento republicano dentro da maçonaria, a abolição da escravatura, os conflitos entre estado e igreja e o desejo de maior participação no campo político do cidadão. Isso engrossou a gama de problemas a serem enfrentados pelo imperador D. Pedro II, portanto a queda da monarquia brasileira já era esperada por muitos.

O que não se esperava, era a rápida dissolução do sistema monárquico. Na noite de 15 de novembro de 1889, oficiais militares sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca aplicaram o golpe militar obrigando a renuncia do ministério imperial e a proclamação do regime republicano no país.

Arquitetado e executado por militares, políticos e maçons positivistas, foi um “copia e cola” do modelo republicano dos Estados Unidos. Depois desse golpe, o país passa a se chamar Estados Unidos do Brasil, e os deputados começam a ser eleitos pelo voto distrital. Fizeram o trabalho em poucas horas, sem a participação popular, sem a menor resistência por parte do então governo monárquico. Dessa forma, coube às camadas populares, o conformismo que se fez presente na seguinte expressão: “Fomos dormir Monarquia e acordamos República”.

Muitos acreditam que a facilidade encontrada no processo de transição do sistema político brasileiro em 1889 pegou de surpresa até mesmo os próprios maçons. Uma prova disso, é que não se tinha até aquele momento, sequer um rabisco de uma nova bandeira para o Brasil. Diante de tal situação, a solução encontrada foi inicialmente adotar uma cópia da bandeira dos Estados Unidos. Não é difícil de se notar a semelhança com a bandeira azul vermelha e branca, e de fato esse era o propósito, já que na base ideológica do movimento republicano existia o desejo de implantar um sistema federalista no Brasil semelhante ao norte-americano, opondo-se dessa forma ao centralismo monárquico.


Perguntas interessantes