História, perguntado por mariafernandacpdqkzs, 1 ano atrás

Quais eram os instrumentos de castigo dos afrodescendentes?

Soluções para a tarefa

Respondido por viitoriaschwart1
7

Algemas
As algemas, da época dos antigos egípcios, eram instrumentos utilizados para agrilhoar escravos e condenados. As de madeira serviam para a transferência de prisioneiros, impedindo, assim, que fugissem. As de ferro, além do uso acima, eram também utilizadas para pendurar as vítimas nos muros das prisões, criando condições de imobilidade que levavam, muitas vezes, à loucura.

Berlinda
A berlinda existia nos locais de mercado e feiras, ou na entrada das cidades. Era um instrumento considerado obrigatório na Idade Média, em quase todas as regiões da Europa. Este e outros instrumentos, fazem parte de uma série de punições corporais, que deviam constituir um exemplo para os outros. Era reservada aos mentirosos, ladrões, beberrões e às mulheres briguentas. Era um castigo considerado leve, mas quase sempre a pena virava suplício e tortura quando a vítima (pescoço e braços imobilizados na trave) levava comumente tapas e/ou era insultada pelo povo. Mais tarde foi adaptada e usada nas fazendas brasileiras para castigar e imobilizar escravos considerados fujões.

Cepo
Tronco grosso de madeira que o escravo carregava à cabeça preso por uma longa corrente e uma argola que trazia no tornozelo.

Açoite
O açoite (chicote) é um castigo conhecido e utilizado desde os tempos mais remotos. No período medieval, era reservado principalmente aos vagabundos e mendicantes, mas não eram excluídas as mulheres infiéis ou consideradas despudoradas que sofriam a ira de chicotes em formato de estrela ou do chamado “gato de nove rabos” que servia para tirar a pele das costas e do abdômen, para aumentar o seu efeito, as cordas eram banhadas em uma solução de salmoura. Aqui no Brasil, os chicotes chegaram no século XVI e se tornaram o castigo mais comum contra escravos negros, existiam dois modelos,de varinha ou de cinco fitas couro com vários nós em sua extensão. Era utilizado para punir pequenas faltas ou acelerar o ritmo de trabalho. Segundo a lei brasileira, qualquer escravo poderia receber até 700 chicotadas por dia em suas costas.

Máscara de Flandres
Era usada para punir roubo de alimentos, alcoolismo, ingestão de terra ou na mineração de diamante quando o escravo tentava roubar algumas pedras. As máscaras podiam cobrir todo o rosto ou só a boca.

Ferro de marcar
Instrumento de ferro colocado na brasa para marcar escravos acusados de tentativas de fugas. Geralmente tinha o formato da inicial do dono do escravo ou a letra F de fujão.

Perguntas interessantes