quais eram os grupos sociais que viviam às custas da exploração dos Camponeses descreva-os
Soluções para a tarefa
Viviam às custas da exploração dos camponeses o clero e a nobreza, que integravam, respectivamente, o Primeiro e o Segundo Estado.
Isto se dava pois, no modelo do Antigo Regime, estes dois Estados eram isentos de impostos (e os camponeses não), e uma parte considerável dos recursos que eles recebiam eram estabelecidos por meio de estipêndios estatais, obtidos por meio da taxação dos camponeses e da burguesia.
A nobreza era responsável pela administração pública e pelo comando militar, enquanto que o clero era responsável pela educação moral dos cidadãos.
Os camponeses eram uma classe social composta por trabalhadores ligados à terra e eram explorados por membros da nobreza e do clero (Igreja) que integravam o primeiro e segundo estado.
Quem eram os camponeses:
Os camponeses eram um grupo de pessoas que estavam ligados a servidão estavam subordinados a obrigações que iam desde impostos até a prestação de serviços.
Esse grupo não detinha os meios de produção e estava sempre à mercê das classes sociais superiores, além disso, os camponeses não tinham acesso à educação ou meios para ascender socialmente, isso significava que uma vez camponês a pessoa estaria ligada para o resto da vida a servidão.
Leia mais sobre camponeses em: https://brainly.com.br/tarefa/296390