Quais eram os grupos sociais envolvidos na independência do Paraguai, Argentina, Chile, peru, Venezuela, Colômbia e Equador??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dessa forma se instaurou na Capitania Geral da Venezuela um conflito: de um lado, os espanhóis e os comerciantes, chamados de realistas, ligados diretamente ao mercado espanhol, que defendiam a submissão de Caracas às Cortes Espanholas; do outro lado, os criollos, chamados de patriotas, que queriam a autonomia da ...
Explicação:
espero ter ajudado
O grupo social envolvido no processo de campanha militar que resultou na independência de Venezuela, Peru e Equador, comandada por Simón Bolívar, e a independência de Argentina, Chile e Peru, comandada por José de San Martín, eram os Criollos.
Os dois foram os principais líderes dos rebeldes (criollos) que lutavam pela libertação da América espanhola, e tinham ideais liberais e autônomos.
A independência das colônias espanholas na América aconteceu após praticamente 300 anos de domínio colonial (espanhol) e, a partir daí, formaram-se 18 países novos.
Várias foram as causas para essa rebeldia contra a América espanhola no final do século XVIII, que começava a questionar o sistema de exploração, como a influência da independência dos Estados Unidos, a vontade de mudar o pacto colonial pelo livre comércio, o apoio militar do Haiti, o apoio financeiro da Inglaterra, entre outros.
Após o sucesso das revoluções por parte dos rebeldes, as colônias espanholas se dividiram em vários países depois da Conferência do Panamá e aristocracia criolla passou a comandar os Estados soberanos emancipados. A economia continuou a exportar matérias primas e a depender da produção industrializada da Europa.
Veja mais sobre a independência da América espanhola em:
https://brainly.com.br/tarefa/17569273