História, perguntado por mikaelly20051, 9 meses atrás

Quais eram os fundamentos da economia grega?
alguem me ajudahhhhhh pvfrr


mikaelly20051: se quiser
mikaelly20051: ok
mikaelly20051: tchau fica bem
mikaelly20051: abraço
mikaelly20051: oi

Soluções para a tarefa

Respondido por amandasline9
1

Resposta:

A Grécia tinha uma economia dinâmica e, por isso, é considerada uma das civilizações da antiguidade que mais se desenvolveram economicamente. Cada cidade-estado funcionava de forma autônoma. Ou seja, tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e até mesmo seus deuses protetores.  

Várias delas usavam moedas de metal, como prata, bronze e liga de ouro, o que foi fundamental para dar dinâmica ao comércio. Além de servirem para compra e venda de mercadorias, elas eram uma fonte de renda para os gregos, pois eram fabricadas por eles próprios. Veja, a seguir, um pouco mais sobre as principais atividades exercidas na Grécia e seu impacto na economia local.  

Agricultura  

Essa foi a base da economia na Grécia Antiga. Apesar de o território ter muitas montanhas, os gregos aproveitaram para explorar os vales férteis, cultivando principalmente uvas, azeitonas, cereais, ervas e vegetais.  

No entanto, conforme a sociedade crescia, eles começaram a importar alguns produtos. Por falta de pasto, a pecuária não se desenvolveu tanto na região, com exceção da criação de cabras e ovelhas. Nas unidades de produção agrícola, era comum o emprego tanto de mão de obra livre quanto escrava.

Artesanato

O artesanato também foi uma importante atividade econômica na Grécia Antiga. Os artesãos eram trabalhadores livres e produziam mercadorias de diversos tipos, como móveis, roupas, ferramentas, entre outros.  

Objetos de cerâmica também foram um grande tema dos artesãos, principalmente na região do Mar Mediterrâneo. Eles produziam objetos como as ânforas decoradas, um dos principais elementos do artesanato grego. Na época, elas eram muito usadas no transporte e conservação de azeite, perfumes e vinhos.

Comércio Marítimo

O litoral significativo e as inúmeras ilhas favoreceram o desenvolvimento do comércio marítimo. Por mar, os gregos mantiveram contato comercial com o Egito, Ásia Menor, Sicília e cidades ao longo do Mar Negro.  

Eles importavam trigo, papiro, especiarias, madeira, entre outros produtos. Por outro lado, exportavam muito vinho, azeite e cerâmica. A construção dessa relação com outras civilizações foi fundamental para a expansão cultural e o enriquecimento das cidades.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a economia na Grécia Antiga? Tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nessa área? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Explicação:É  grandinho mas é só resumir com os tópicos que vc quer de acordo com seus estudos :)


mikaelly20051: obg mobem
Perguntas interessantes