História, perguntado por peter16, 1 ano atrás

quais eram os direitos naturais no Iluminismo

Soluções para a tarefa

Respondido por Giovannablois15
4
O iluminismo está relacionado a uma concepção materialista dos seres humanos, a um otimismo quanto ao seu progresso por meio da educação e por uma perspectiva em geral utilitarista da sociedade e da ética.” 
Immanuel Kant definiu o Iluminismo, ele próprio um expoente do pensamento humano da época, como “a saída do ser humano do estado de não-emancipação em que ele próprio se colocou. Não-emancipação é a incapacidade de fazer uso de sua razão sem recorrer a outros. Tem-se culpa própria da não-emancipação quando ela não advém de falta da razão, mas da falta de decisão e de coragem de usar a razão sem as instruções de outrem. Sapere aude! (ouse saber!) 
Diz-se de Direito Natural aquilo que precede o Direito Positivo. Algo ao mesmo tempo imanente e transcendente. Thomas Hobbes concebe o direito natural como “a liberdade que cada homem tem de usar livremente o próprio poder para a conservação da vida e, portanto, para fazer tudo aquilo que o juízo e a razão considerem como os meios idôneos para a consecução desse fim ”. 
O Direito Natural não é escrito, tampouco formulado pela Sociedade ou Estado; é um direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem e que é revelado pela conjugação da experiência e razão. É constituído por um conjunto de princípios, e não de regras, de caráter universal, eterno e imutável. 
O Direito Natural vem servir de fundo para a mudança que o período em que o Iluminismo se deu exigia, caracterizado pelo afastamento e mesmo pela negação do teocentrismo, pela luta para afastar a desigualdade diante da lei, as limitações à propriedade, a crítica à predominância da Igreja, às intervenções arbitrárias e imprevisíveis da Coroa. Buscou-se, nesse combate, a razão, na esperança de que a lógica e a ciência formassem um novo fundamento de um aprendizado seguro para toda a Europa civilizada. 


Beijos!!
Perguntas interessantes