Quais eram os deuses do egito?
Soluções para a tarefa
Rá-Atum
Primeiro deus do panteão, Rá-Atum é o responsável pela criação do mundo. Representado pelo Sol, ele é descrito de diversas formas, sendo a mais comum com a face de uma ave de rapina. Os egípcios acreditavam que seu rei (o Faraó) era a encarnação de Rá.
Osíris
Descendente de Rá, Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro Faraó do Egito.
Ísis
Esposa-irmã de Osíris, Ísis era protetora, piedosa e estava relacionada à magia. Com Osíris teve o filho Hórus.
Set
Deus do caos, Set é responsável pelas guerras e por toda a escuridão. Com a forma do porco-formigueiro, ele matou seu irmão: Osíris.
Nephthys
Irmã-esposa de Set e após a morte de Osíris, separou-se de seu esposo e juntou-se à sua irmã Ísis em luto.
Hórus
Filho de Osíris e Ísis, Hórus é representado com cabeça de falcão e corpo de homem. É o protetor dos faraós e das famílias. Lutou contra Set pelo trono do principal deus do Egito após o assassinato de seu pai, Osíris.
Hathor
Deusa guardiã das mulheres e protetora dos amantes. Hathor é esposa de Hórus, representada com a cabeça ou as orelhas de uma vaca.
Anúbis
Com cabeça de chacal, Anúbis nasceu da união de Osíris e Nephthys. Foi responsável pela mumificação ao embalsamar o corpo do pai.
Thoth
Alguns textos evocam-no como filho de Rá, enquanto outros, como de Set. Patrono da Lua, da sabedoria e da cura, Thoth possui a cabeça de uma ave.
Bastet
Ligada à fertilidade, Bastet é a deusa da fertilidade, sexualidade e do parto. Com cabeça de gato e corpo de humano, ela é considerada a protetora das mulheres.
Sekhmeth
Deusa com cabeça de leoa, Sekhmeth é filha de Rá e, por isso, reflete o aspecto destrutivo do Sol.
Os deuses do Egito eram, basicamente, representações de fenômenos naturais e elementos de explicação do desconhecido, como os nascimentos, as mortes, a origem do mundo e o sentido da existência.
Religião no Egito Antigo:
A Religião tinha, no Antigo Egito, função política, econômica e social. Era por meio dela que se dividia, por exemplo, o trabalho e as celebrações culturais coletivas - como as festas da colheita, por exemplo - e se justificativa o poder político do Faraó, de modo que o Egito Antigo era uma sociedade teocrática e profundamente marcada pelos seus aspectos religiosos próprios.
Principais deuses egípcios e seus significados:
São exemplos de nomes de deuses egípcios, ou seja, de deuses da mitologia egípcia Rá-Atom, o deus da criação e deus-sol, considerado pai dos deuses e do mundo, Ísis, deusa da família, Osíris, o deus da terra e do renascimento – e deus maior após o próprio Rá, que era seu pai -, Set, deus do caos, Nephtys, a deusa da morte, Hórus, o deus do céu e da sabedoria e Anúbis, o deus que guiava os mortos.
Rá-Atum:
Rá-Atum, ou Rá-Atom, era o deus-sol e foi, durante o período em que vigoraram as reformas de Amenófis IV o único deus que poderia ser legalmente cultuado pelos egípcios. Ele tinha uma "função" mitológica semelhante a de deuses como Zeus e Odin, sendo responsável pela ordem do mundo e a sua manutenção, sendo "superior" aos demais deuses.
Osíris:
Outro dos mais importantes deuses do Egito, Osíris era responsável pela força do solo egípcio e pela força da cultura egípcia. Era ele que julgava os mortos e fazia com que a vida vegetal renascesse todos os anos. Era um dos dois "deuses eternos" da mitologia egípcia, sendo o outro a sua esposa-irmã, Ísis.
Ísis:
A deusa, que era associada com a Lua, era deusa de quase tudo aquilo que dizia respeito a vida doméstica e aos símbolos do "feminino" na cultura grega. Era para ela que as mães rezavam e era ela que poderia atender aos chamados dos desesperados. Era fortemente associada com o controle de poderes mágicos e era mãe de Hórus.
Mais sobre o Egito Antigo em:
https://brainly.com.br/tarefa/1672881