Quais eram os contextos econômicos na Europa, que contribuiu para o surgimento do totalitarismo?
Soluções para a tarefa
Resposta: A Europa passava por uma crise após a Primeira Guerra Mundial, sendo assim, a sociedade vivia em condições desfavoráveis. O povo estava ainda muito ressentido por terem perdido a guerra e ainda se achavam humilhados, como a Alemanha, por ter assinado o Tratado de Versalhes.
Isso contribuiu para que o povo aceitasse as ideias que surgiam naquela época, como a de Hitler na Alemanha, de Mussolini na Itália, e de Stalin na Rússia.
Explicação:
O termo “totalitarismo” surgiu na década de 1920 e foi criado, a princípio, para referir-se ao fascismo italiano, o primeiro regime totalitarista que foi implantado. Foi a partir do sucesso do fascismo italiano é que o fascismo conquistou força para espalhar-se como alternativa política em toda a Europa.
O ápice do totalitarismo na Europa aconteceu quando os nazistas ascenderam ao poder na Alemanha em 1933. A partir daí, movimentos de apoio a ideais totalitários da extrema-direita espalharam-se pelo mundo e chegaram, inclusive, no Brasil – o integralismo. No espectro político da esquerda, o totalitarismo manifestava-se por meio do regime político de Josef Stalin.
Espero ter te ajudado!