Quais eram as principais ideias do conde de Saint-Simon?
Soluções para a tarefa
O Conde de Saint-Simon, um dos pioneiros do socialismo utópico, defendia a igualdade entre os homens, de modo que a sociedade fosse organizada como uma grande família, em que os sujeitos viveriam juntos e partilhariam entre si os frutos do seu trabalho.
Um opositor do modelo 'horrível' da industrialização, defendia a propriedade coletiva dos meios de produção e o tratamento equânime para todos os seres humanos, independente de classe social, tendo organizado, para divulgar as suas ideias, falanstérios, que eram comunidades coletivas alternativas.
Claude-Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon, foi um filósofo e teórico social francês, que pode ser incluído entre os pensadores do socialismo utópico. Suas idéias deram origem a um movimento que surgiu após sua morte e era conhecido precisamente sob o nome de Saint-Simonismo.
Saint-Simon decidiu acabar com a "anarquia" capitalista substituindo-a por um novo estado liderado por cientistas e por "industriais" que substituiriam os "incapazes": padres, nobres e exploradores.
É por isso que sua proposta foi descrita como "socialismo aristocrático", antecedente do que no século XX seria chamado tecnocracia. Segundo Saint-Simon, a propriedade só era legítima quando se baseava no trabalho, do qual deduzia que a sociedade moderna dependia da indústria e dos "industriais".
Ele propôs dar um significado "social" ao cristianismo, para que ele servisse como fundamento ideológico e moral para a nova sociedade industrial da qual os "ociosos" teriam sido expulsos.
Assim para ele, o grande objetivo terrestre dos cristãos, que devem procurar obter a vida eterna, é melhorar o mais rápido possível a existência moral e física da classe mais pobre.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17029460