quais eram as principais diferenças econômicas e políticas entre o país socialista e o país capitalista
Soluções para a tarefa
Explicação:
Capitalismo
O capitalismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado no mercado livre, na propriedade privada e suas operações têm fins lucrativos. No sistema, a propriedade pertence aos indivíduos ou a empresas.
Esse sistema defende a liberdade de escolha do consumidor. Há duas correntes principais no capitalismo. Uma elas defende que o Estado deve intervir diretamente na economia sendo um investidor a mais. Por outro lado, existem aqueles que defendem que a intervenção do governo na economia deve ser mínima por acreditar que o mercado livre produz um melhor resultado econômico para a sociedade. De todas as formas, ambas correntes enfatizam o lucro individual e não os trabalhadores, o que beneficiará a sociedade como um todo. Este é um dos principais pontos criticados entre os céticos deste sistema econômico. político
O capitalismo pode coexistir com uma variedade de sistemas políticos, incluindo ditadura, democracia representativa, república ou monarquia parlamentarista, etc.
Socialismo
O socialismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado na exploração dos bens em comum, onde a propriedade é atribuída aos trabalhadores e em última instância, ao Estado.
No socialismo, o estado controla a economia, sendo responsável por planejar a exploração e a distribuição dos bens produzidos. No socialismo, a propriedade privada deixaria de existir. As indústrias em larga escala devem ser bens coletivos e, portanto, o retorno desses organismos deve beneficiar toda a sociedade.
Busca a transformação da sociedade por meio da distribuição equilibrada de propriedades e riquezas, diminuindo assim a distância entre ricos e pobres.
Além disso, todos os indivíduos devem ter acesso a artigos básicos de consumo. Em tese também pode coexistir com diferentes sistemas políticos, onde na teoria, a maioria dos socialistas defende a democracia participativa, que garante a possibilidade de interferência direta dos cidadãos em processos de decisão do Estado. Porém o que se viu e se vê nos experimentos socialistas é a existência de regimes autoritários e totalitários onde a democracia é inexistente, com o sistema político contratado pelos membros do Partido sem a participação popular.