quais eram as principais criticas que se faziam ao clero no séculos XIV E XVI
Soluções para a tarefa
Resposta:
OLA, BOA TARDE...
as principiais criticas era:
materialismo do Alto Clero que levavam uma vida de luxo; venda de cargos eclesiásticos; pagamento das indulgências e a falta de preparação do Baixo Clero.
- os papas comportavam-se como poderosos príncipes, levando uma vida luxuosa e interferindo nos assuntos políticos.
- os cargos eclesiáticos eram muitas vezes comprados.
- os bispos não viviam na sua diocese e os padres tinham uma formação deficiente.
- as fomes, as pestes e as guerras provocaram o medo nas pessoas, que consideravam aquelas calamidades como castgo de Deus, assim, a par dos actos de devoção, compravam indulgências.
espero ter ajudado!!
As principais críticas à Igreja Católica nos séculos XIV estavam ligadas ao fato de que o clero vendia indulgências e fazia uma comercialização da Fé, isso fez com que a instituição fosse alvo de várias críticas.
A Igreja Católica no Século XIV
A Igreja da época era o centro do universo, recebia tributos dos senhores feudais, tinha terras e um enorme controle sobre a vida das populações, além de condenar que a nova classe social emergente, a burguesia obtivesse lucro com suas operações comerciais da qual a igreja considerava “usura”.
Ao mesmo tempo a Igreja comercializava “artefatos religiosos” e vendia indulgências, o perdão para os pecados de uma determinada pessoa, além disso proibia que as pessoas tivessem uma livre interpretação da bíblia.
Isso causou a revolta de Lutero que escreveu 95 teses contrárias ao modo como a igreja se organiza em prol da construção de um novo modelo de Igreja que não condena o lucro, dá liberdade aos fiéis e não realiza a venda de nenhum tipo de indulgência.
Leia mais sobre Lutero em: brainly.com.br/tarefa/3556164
#SPJ2