História, perguntado por kailanymaria59, 11 meses atrás

quais eram as motivações e pretensões portuguesa na expansão europeia​

Soluções para a tarefa

Respondido por PedroSKRR777
1

Resposta:

---Motivações da Expasão europeia

No início do século XV, a Europa estava a tentar recupera de uma situação de crise. Apesar ds medos e das superstições que envolviam as viagens marítimas, os Europeus iniciaram um processo de expanção, procurano soluções além-mar para superarem a crise. Queriam resolver problemas como:

       - a falta de cereais;

      - a falta de ouro para cunhar moeda, necessário para dinamizar o comércio;

      - a falta de matérias-primas e de mão-de-obra para a produção agrícula e manufactureira.  

O ouro que abastecia os mercados europeus vinha do interior da África, através de Marrocos. Os produtos orientais chegavam aos portos da Europa porintermédio dos mercadores muçulmanos. O objectivo dos Europeus, e dos Portugueses em particular, era chegar à origem destes produtos e controlar a sua comercialização.

Motivações da expansão portuguesa

Para além das motivações económicas comuns ao resto da Europa, A Expansão marítima foi entendida como um projecto nacional, envolvendo todos os grupos da sociedade portuguesa:

   - o rei, D.João I, representando a nova dinastia de Avis, desejava afirmar o seu poder a grandeza face a outras nações e resolver os problemas económicos do país;

    - a nova nobreza queria enriquecer obtendo novos cargos, mais terras e mão-de-obra para a agricultura;

    - o clero pretendia expandir a Fé cristã, combatendo os Muçulmanos e aumentar os seus rendimentos;

    - a burguesia pretendia aumentar os seus lucros e poder. procurando novos mercados par o comércio;

     - o povo via a Expansão comouma possibilidade de melhorar a vida, participando nas viagens, emigrando e beneficiando das baixas dos preços dos produtos que chegavam por mar.

-A Expansão portuguesa iniciou-se com D. João I, mas foi um dos seus filhos, o Infante D. Henrique, quem liderou o projecto de expansão do território por mar. Para melhor exercer esta função, D. Henrique foi viver para Lagos, onde serodeou de cartógrafos, matemáticos, astrónomos e navegadoresque o aconselhavam.

Explicação:

espero ter ajuda a vossa senhoria :)

Perguntas interessantes