Filosofia, perguntado por MissGaravello, 1 ano atrás

quais eram as formas de platão (teoria das ideias) explique-as

Soluções para a tarefa

Respondido por Paah01
1
Platão (428-347 a.C.) foi discípulo de Sócrates, por quem sempre nutriu profunda admiração, transformando-o no personagem principal de seus diálogos. Após a morte do mestre, fundou sua própria escola de filosofia, chamada de Academia, em homenagem ao deus Academus. Sua obra está intimamente ligada aos problemas filosóficos de sua época.

Platão viveu durante a florescente democracia ateniense - e na democracia era importante saber argumentar e convencer os cidadãos a votarem nesta ou naquela proposta. Muitos jovens, que pretendiam ter destaque na vida pública, procuravam professores que lhes ensinassem a arte de falar bem e de maneira convincente. Esses professores de oratória e retórica eram os sofistas, título que, originalmente, significa "sábio".
Respondido por WesleiArantes
1
Está em A República, em um discurso do Sócrates sobre a famosa alegoria da caverna. Platão afirma que existem duas formas de conhecimento: o sensível e o inteligível.

O sensível está ligado ao que nos é palpável ou que atinge nossos sentidos (visão, tato, paladar, audição...). Tudo que está nesse contexto é passível de mudanças e deterioração.

O inteligível é o que dá origem ao sensível, pois o sensível seria uma cópia das ideias perfeitas e imutáveis. À grosso modo, o mundo das ideias é a verdadeira realidade.
Perguntas interessantes