quais eram as facções políticas na convenção nacional?e qual interesse politico de cada uma delas
Soluções para a tarefa
os jacobinos não foram os sanguinários que muitos conservadores pintam. Eles cometeram muitos erros, provavelmente muitas injustiças em seus julgamentos sumários, mas defendiam a revolução, aprofundaram a democracia e realizaram muitas reformas sociais para obter o apoio das camadas populares
Os girondinos eram um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa.
Este grupo era constituído pela alta burguesia e fazia oposição aos jacobinos - liderados por Robespierre. Seus representantes nos Assembleia dos Estados Gerais sentavam-se à direita no recinto da Assembléia, enquanto o girondinos sentavam-se ao centro; já os jacobinos sentavam se à esquerda, e destas posições surgiu a convenção política da identificação dos termos direita política e esquerda política com conservadores ou moderados e radicais ou progressistas, respectivamente.O outro grupo ainda eram o Pântano(ou planicie).
Resposta:
Referindo-se à Revolução Francesa, eram três as facções políticas:
Jacobinos: Foram acusado de terem derramado muito sangue, mas a verdade não é exatamente essa. Cometeram muitos erros e atos que não foram muito justos, porém eram a favor da revolução e queriam a introdução da Democracia e também foram responsáveis por muitas reformas sociais onde conseguiram o apoio das classes populares.
Girondinos: Foram apoiadores do político moderado, composto pela alta burguesia na época e eram conta os ideais dos jacobinos. Eram liderados por Jacques-Pierre Brissot e na Assembleia se sentavam à direita.
Pântano (ou Planície): Foi o grupo mais numeroso de deputados na convenção chegando a mais de 400 e ficavam e oposição à "Montanha".
Bons Estudos!