História, perguntado por carolthayna02pa4pr3, 11 meses atrás

Quais eram as dificuldades de viver na colônia

Soluções para a tarefa

Respondido por dudasilvamaio
2

o Brasil dessa época contava com poucas cidades. Além de escassas, tais cidades não tinham uma integração eficiente, o que impedia com que um grande número de pessoas e mercadorias circulasse de forma eficaz.

As casas construídas nesses espaços eram bastante frágeis e, no máximo, cumpriam bem o papel de proteger a população dos fenômenos climáticos violentos ou dar uma posição privilegiada caso algum ataque (seja de invasores estrangeiros ou de população nativa) acontecesse. Contudo, as ameaças externas poderiam ser consideradas menores quando tais vilas eram espaço propício para o desenvolvimento de epidemias terríveis como a febre amarela, varíola, tuberculose e sarampo.

A disseminação dessas doenças, não raro, era potencializada por condições de higiene bastante precárias. Os excrementos eram lançados das janelas das casas e, para que a urina e as fezes não atingissem algum morador despercebido, um grito de “água vai!” antecedia o ato de “descarga”. Em locais maiores, tais excrementos eram recolhidos por escravos responsáveis por encaminhá-los até algum rio ou praia em que tudo fosse finalmente eliminado.

Em diversos momentos, cientes de tantas dificuldades, o governo colonial buscava adotar medidas que superassem tantas mazelas. Uma das maiores dificuldades da época envolvia o abastecimento da cidade, tendo em vista que a economia voltada para a exportação e a proibição da constituição de manufaturas fazia com que a falta de alimentos, vestuários e ferramentas fosse uma rotina muito comum.


tem algumas coisas copiadas... beijos, espero ajudar todos, algumas coisas eu que fiz, se precisar de ajuda me chame, bons estudos !!!

Respondido por eduardadeolivepa2c16
1
Luís dos Santos Vilhena vivia na cidade de Salvador na capitania da Bahia de todos os santos onde era professor de grego e de latim nas aulas régias. no primeiro ano do século xix, revelou seu descontentamento e desconforto, desconforto com a vida que levava a afirmar que: " Não e das menores desgraças o viver em colônia".


Bom tentei ajudar!!
Perguntas interessantes