Quais eram as diferenças políticas dos incas, maias e astecas?
Soluções para a tarefa
Os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros, baseada em uma forte tradição militarista. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império.
A organização do governo imperial dos Incas ocorreu a partir de uma série de vitórias militares que “intimidava” os outros povos: a expansão de seu território por meio delas e as populações que foram militarmente subordinadas só reafirmavam o poder dessa civilização. O imperador inca era considerado um descendente do sol e, por essa condição divina, deveria ser responsável pela criação das leis e era o principal guardião de todos os bens que pertenciam ao estado (inclusive as terras). Abaixo do imperador, estavam os sacerdotes, chefes militares, juízes, governadores provinciais e sábios. Alguns deles controlavam o império pois possuíam bastante poder dentro dele.
Os maias não chegaram a construir um império unificado, como os astecas e os incas. Organizavam-se politicamente em cidades-estados que, juntamente com as aldeias, formavam unidades políticas independentes, cada qual com um grau de desenvolvimento próprio.