Quais eram as diferenças físico-geográficas das regiões ocupadas pelos egípcios e mesopotâmicos? Compare-as.
Soluções para a tarefa
Resposta:As civilizações mesopotâmicas floresceram na região do Oriente Médio (atual Iraque) e estão entre as primeiras que se desenvolveram na história da humanidade.
As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio. O nome mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa região está inserida no que se convencionou denominar “crescente fértil”, isto é, uma área de terras férteis que vai da Mesopotâmia ao vale do rio nilo
Resposta:
Explicação:
Estas eram chamadas civilizações hidráulicas justamente por se desenvolverem às margens dos seus grandes rios (Tigre e Eufrates e Nilo). A base do desenvolvimento dessas civilizações se deu devido a presença da água nessas sociedades, que a utilizavam para canais de irrigação por exemplo, que foi o fator que permitiu ao homem tornar-se sedentário. O homem agora poderia plantar e colher às margens do rio, portanto não precisava mais ficar migrando constantemente na busca pelo alimento. Portanto, a instalação próxima aos rios foi o que permitiu a esses povos tornarem-se realmente sociedades (no caso, sedentárias, com uma organização política primitiva)