Quais eram as diferenças entre os rituais religiosos praticados no ambiente doméstico e no público? Da Grécia Antiga
Soluções para a tarefa
Resposta:
O culto privado ou doméstico representava um culto em honra dos deuses protectores do lar. Era celebrado em casa, em família, junto de um pequeno altar, presidido pelo chefe de família, sendo realizadas preces, oferendas de vinho, frutos e mel. Para honrar os mortos essa celebração era realizada nos cemitérios.
O culto cívico celebrado em público, era prestado na cidade, nos templos e altares ou em festivais, sendo presidido por sacerdotes e magistrados. Era dedicado aos deuses protectores das cidades, sendo na Grécia Antiga dedicado a Atena, a deusa protectora da cidade de Atenas. Eram feitas orações, sacrifícios, procissões, banquetes e competições teatrais.
O culto público ou pan-helénico era um culto realizado em Santuários e aberto a todos os habitantes da Grécia Antiga. Destacam-se neste tipo de culto o que honrava Zeus, que ocorria em Olímpia e se realizava de 4 em 4 anos onde aconteciam grandes festas religiosas e desportivas, os Jogos Olímpicos. Havia também o Oráculo de Delfos, que tinha lugar no Santuário de Apolo, com o objectivo de saber o futuro pela cor da sacerdotisa Pitonísa.
Em rituais nos ambientes domésticos ,
em praticamente todas as casas existia um altar com um fogo aceso em homenagem a seu deus protetor , onde era obrigação manter o fogo aceso , um fato também , é que nenhum estrangeiro ou visitante podia participar desse ritual . Os rituais públicos , podiam ser praticados por todos , e um fato é que esses rituais representavam o espírito civico e patriótico da população .
Espero ter ajudado !!! :)