quais eram as diferenças entre colonos e escravos
Soluções para a tarefa
Se você estiver dizendo no Brasil:
COLONOS: Europeus brancos, vinham à colônia por parte da Coroa com a função de defender e extrair recursos das terras conquistadas. Possuíam direitos e eram parte da elite da sociedade brasileira da época.
ESCRAVOS: Podemos classificar-los de acordo com sua etnia:
Indígenas: Os primeiros a serem utilizados como mão-de-obra na colônia. Primeiramente as trocas eram feitas por meio de sistemas como o escambo e o estanco, posteriormente sendo trocados pelo escravismo. Porém com intervenção das Missões (banidas durante o período pombalino), os indígenas foram substítuidos, pois além de serem protegidos pelo clero, conheciam bem o território e realizavam suas fugas.
Africanos: A segunda mão-de-obra não assalariada no Brasil. Foram a mão de obra escravizada mais lucrativa do mercado, pois apresentavam alta resistência a trabalhos pesados e eram descriminados por sua cor (considerados impuros e próprios para o trabalho). Eram tratados como animais sem sentimento e não possuíam direitos. Trabalhavam sem salário, muitas vezes morriam de fome, doenças e cansaço. Raramente chegavam à uma idade avançada.
Colonato nome que se da para sistema de exploração de grandes propriedade onde colonos ficavam incumbidos de plantar em uma grande área onde ficavam com a metade de tudo para seu consumo e a outra metade iria para o proprietário. .Já os escravos não tinham direito a nada trabalhavam forçados e só recebiam pão , água e tronco , ou seja sofriam violências físicas. o colonato teve muito quando houve a escarces de mão de obra