quais emoções estão assosciadas a surpresa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No entanto, a surpresa é uma das emoções básicas. Junto com a alegria, a raiva, o medo, a tristeza e o nojo. De fato, elas podem ser encontradas em qualquer cultura! Sabemos disso graças a Paul Ekman, um psicólogo especializado na maneira como exteriorizamos nossas emoções.
Resposta:A surpresa é uma emoção súbita que aparece diante de uma situação ou contexto que a pessoa não está esperando. Chega e desaparece com absoluta rapidez e se vincula rapidamente a outra emoção que seja coerente com a situação.
Mas, por que ocorre esse vínculo? Vamos imaginar que estamos caminhando e, de repente, somos assaltados, ou que estamos chegando em casa e alguém está nos esperando, sem que saibamos, com um buquê de flores. Como reagiríamos? Certamente com surpresa, mas logo aparece outra emoção de acordo com a situação.
Por exemplo, no caso do assalto reagiríamos com raiva ou medo, e no caso das flores com alegria. Então, a surpresa está em conformidade com o contexto.
Além disso, junto com a reação emocional, há um aumento da atividade cognitiva, o que permite analisar os fatores associados à surpresa. Assim, a surpresa se vincula rapidamente a uma emoção.
Explicação:
A surpresa não é nem positiva nem negativa. Trata-se de uma emoção neutra. Vamos observar algumas de suas características:
É a emoção mais breve de todas.
Aparece de forma súbita.
Estímulos inovadores são capazes de gerá-la.
Pode aparecer diante de um aumento brusco da estimulação.
A surpresa é o reflexo de uma realidade: em nosso futuro há muitas coisas imprevisíveis.
É intensificada quando a situação é importante para nós.
Surge marcada pela emoção que vem na sequência.
Facilita a atenção diante de novos estímulos.
Pode surgir diante da interrupção da atividade que está em curso no momento.