Artes, perguntado por kamyllamartins4086, 9 meses atrás

Quais elementos fizeram com que a montagem de Brecht iniciasse uma linguagem corporal incomum para os padrões de sua época​

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Respondido por izadoragpinheiro
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Resposta:

A teoria teatral desenvolvida por Bertolt Brecht ao longo das décadas de 1920 a 1950,

diretamente ligada à sua prática como dramaturgo e diretor de teatro, tem sido amplamente

estudada no meio acadêmico, sendo evidentes suas contribuições e influência para a criação

cênica ocidental, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Dentre os conceitos

brechtianos, o Gestus destaca-se pela capacidade de sugerir diversas compreensões e

utilizações. Objetivando contribuir para a reflexão acadêmica sobre a leitura do espetáculo

teatral, o Gestus foi escolhido como conceito a ser investigado, tendo em vista sua utilização

como operador conceitual na leitura do espetáculo teatral. Para tanto, definiram-se dois

momentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica (de escritos teóricos de Brecht, e também

de textos e livros de autores como Patrice Pavis, Martin Esslin, Fredric Ewen, Ingrid Koudela,

Marc Silberman, Willi Bolle, Fredric Jameson, Roberto Schwarz, Hans-Thies Lehmann,

Sérgio de Carvalho, Tadeusz Kowzan, Fernando Peixoto, Anne Ubersfeld, Fernando De Toro,

Marco de Marinis, Flávio Desgranges, Paulo Freire, Umberto Eco, Charles Morris, Zygmunt

Bauman, entre outros) e o exercício da leitura do espetáculo teatral O Guesa Errante ou...

(Belo Horizonte, 2007). A partir da pesquisa realizada, reafirmou-se a pertinência da teoria

teatral brechtiana, identificaram-se algumas das mais importantes características do Gestus,

delineado como categoria ampla e, também, em suas nuances pautadas seja na concretude da

cena (Gestus social), seja na sua formulação sintética (Gestus fundamental), seja em

perspectivas mais ligadas ao caráter teatralizado e demonstrativo da cena (Gestus da

demonstração) ou mais voltadas para a relação entre espetáculo e espectador (Gestus da

entrega). Estabeleceram-se relações do Gestus com outras categorias da teoria teatral

brechtiana (distanciamento, historicização, fábula e separação) e com categorias da semiótica

do teatro (teatralidade, mobilidade, referencialidade e legibilidade). Os resultados obtidos

fundamentaram teoricamente a elaboração de uma proposta de leitura do espetáculo teatral

ancorada no Gestus. A leitura efetuada de O Guesa Errante ou... a partir dessa proposta

demonstrou que o Gestus oferece ao leitor do espetáculo teatral ferramentas para interrogar

produtivamente a cena, indagando a relevância social da mesma e apontando modos de

produzir reflexões acerca de problemáticas sociais a partir de materiais tratados e

reconfigurados poeticamente pelos recursos específicos da arte teatral.

Explicação:espero ter te ajudado!


kamyllamartins4086: muito obrigada
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