Geografia, perguntado por litssagabrielly, 10 meses atrás

quais efeitos na divisão economica e na divisao política a Guerra Fria teve entre os países da europa ocidental e da europa oriental

faça um pequeno texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por lumakikoguanes
4

Resposta:

As razões que deram início à Guerra Fria são alvo de intenso debate entre os historiadores, e as razões levantadas tentam justificar se esse conflito foi uma invenção norte-americana ou soviética. De toda forma, é considerado o ponto de partida da Guerra Fria o discurso de Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, que em 1947 realizou um afirmou que era papel de sua nação lutar para defender os “povos livres” contra a expansão do comunismo.

Esse discurso deu início à chamada Doutrina Truman, isto é, o conjunto de medidas realizadas pelos americanos com o objetivo de conter o avanço do comunismo pela Europa. Isso porque, em inúmeros locais da Europa Ocidental, o comunismo mostrava-se como uma grande força política que tinha chances reais de ocupar o poder desses países.

Um indicativo nesse sentido foi trazido pelo historiador Eric Hobsbawm, que indicou que o primeiro-ministro francês advertiu os americanos, em 1946, que seu país corria o risco de eleger comunistas ao poder, caso a economia francesa no pós-guerra continuasse tão ruim. Outros países que os comunistas demonstraram grande força política foram Itália e Grécia, por exemplo.

Explicação:

Acho que escrevi muito qualquer coisa vc resume

espero ter ajudado :)


litssagabrielly: MUITO OBRIGADA MESMO
lumakikoguanes: de nada :)
Respondido por juanoliveiraelias7
2

Resposta:

Causou os seguintes efeitos:

Explicação:

Polarização do mundo: a disputa travada entre americanos e soviéticos resultou em uma forte polarização do mundo que afetava as relações internacionais dessas nações como um todo. Houve uma tentativa de criar um movimento não alinhado em que algumas nações procuravam seguir um caminho independente sem necessariamente se vincular com alguma das duas potências.

Corrida armamentista: a procura pela hegemonia internacional fez com que as duas potências investissem bastante no desenvolvimento de novas tecnologias bélicas. Assim, no período, o número de armas nucleares e termonucleares produzidas disparou.

Corrida espacial: a corrida espacial foi um dos campos de disputa entre americanos e soviéticos e, ao longo da década de 1960, inúmeras expedições espaciais foram realizadas.

Interferência estrangeira: tanto americanos quanto soviéticos interferiram em assuntos internos de diferentes países do planeta. Dois exemplos são a interferência americana na política brasileira na década de 1960 e a interferência militar no Afeganistão na década de 1980.

Perguntas interessantes