Quais doenças são bacterianas e como é a forma de prevenção e tratamento contra essas doenças?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As doenças causadas por bactérias são relativamente comuns e podem até mesmo causar a morte se não forem adequadamente tratadas. Estima-se que as bactérias causem cerca de metade de todas as doenças humanas. A seguir vamos conhecer um pouco a respeito das doenças bacterianas, seus sintomas, tratamentos e modos de prevenção.
→ Lista de doenças causadas por bactérias
Veja a seguir 10 doenças causadas por bactérias:
Botulismo: causado pela bactéria Clostridium botulinum.
Cólera: causada pela bactéria Vibrio cholerae.
Febre maculosa: é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.
Gonorreia: doença sexualmente transmissível causada pela Neisseria gonorrhoeae.
Hanseníase: causada pelo Mycobacterium leprae.
Leptospirose: causada pela bactéria Leptospira interrogans.
Pneumonia bacteriana: um dos agentes etiológicos da pneumonia bacteriana é a Streptococcus pneumoniae.
Sífilis: O agente etiológico da sífilis é a bactéria Treponema pallidum.
Tétano: Clostridium tetani é o agente etiológico do tétano.
Tuberculose: A bactéria causadora da tuberculose é o Mycobacterium tuberculosis.
*Agente etiológico é nome dado ao agente causador de uma doença.

Algumas bactérias afetam o intestino humano, causando diarreia.
→ Bactérias causadoras de doenças
As bactérias são organismos formados por uma única célula (unicelulares), que se caracteriza pela ausência de um núcleo definido (procariontes). A organização celular desses seres é bastante simples, não sendo observadas organelas membranosas. As bactérias podem ser encontradas de forma isolada ou formando colônias.
As bactérias são encontradas em vários ambientes, tais como água, solo e até nos seres vivos. São muito úteis para os seres humanos, apresentando importância ecológica, industrial e até mesmo médica. Entretanto, muitas também causam doenças.
Leia também: Importância das bactérias para a manutenção da vida
Geralmente, as bactérias causam doenças por meio da produção de toxinas, as quais podem ser endotoxinas ou exotoxinas.
Endotoxinas: estão localizadas na membrana externa de algumas bactérias. Essas bactérias liberam as endotoxinas apenas quando morrem e suas paredes celulares são desfeitas. Como exemplo de bactérias que possuem esse tipo de toxina, podemos citar a Salmonella typhi, responsável por causar a febre tifoide.
Exotoxinas: são produzidas e secretadas pelas bactérias. Um exemplo de bactéria que produz esse tipo de toxina é a Vibrio cholerae, responsável por causar a cólera.
→ Sintomas de doenças causadas por bactérias
Os sintomas das doenças bacterianas são variados e dependem da bactéria causadora da doença. A seguir vamos mostrar alguns sintomas comuns em doenças bacterianas e também com qual doença o sintoma está relacionado.

O sintoma de uma bacteriose depende da bactéria causadora.
Febre: um sintoma comum em diversas doenças, não só nas bacterianas. São exemplos de doenças bacterianas que causam febre: febre maculosa, tuberculose e coqueluche.
Tosse: algumas doenças bacterianas causam tosse, como é o caso da coqueluche, tuberculose e pneumonia.
Diarreia: são exemplos de doenças bacterianas que podem causar diarreia a cólera e a disenteria. Nesse ponto, é importante destacar que cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças diarreicas causadas por bactérias.
Vômitos: podem ser desencadeados por várias doenças bacterianas, como a cólera e a disenteria.
Espasmos musculares: o tétano é uma doença que pode causar fortes espasmos musculares.
Lesões na pele com alteração da sensibilidade: a hanseníase é uma doença bacteriana que causa diminuição da sensibilidade.
Ardência ao urinar: infeções urinárias podem desencadear ardência ao urinar. Além disso, a gonorreia é também responsável por causar esse sintoma.
→ Tratamento de doenças causadas por bactérias
Grande parte das doenças bacterianas é tratada com uso de antibióticos, substâncias que atuam matando ou impedindo que as bactérias multipliquem-se. Apesar de o surgimento dos antibióticos ter mudado o rumo da medicina e salvado muitas vidas, se não usados corretamente, esses medicamentos podem ser responsáveis pela seleção de bactérias resistentes.
O maio problema está no fato de que muitas pessoas interrompem o tratamento quando se sentem melhores, não utilizando o antibiótico por tempo suficiente. Inicialmente o antibiótico mata as bactérias mais frágeis e, com o tempo de uso, consegue eliminar as mais resistentes. Se o antibiótico é interrompido, as bactérias resistentes multiplicam-se e causam o retorno dos sintomas.
Resposta:
ANTRAS,FEBRE MACUL0SA (SO SEI ESSAS DUAS)
Explicação:
O TRATAMENTO DA ANTRAS E DE 60 DIAS SE HOUVER POSSIBILIDADE DE INALAÇAO DE ESPOROS...A MORTALIDADE E RARA NO TRATAMENTO JA A FEBRE MACULOSA E ASSIM PRECISA DE ANTIBIOTICO (COM DOXICICLINA,PREFERENCIALMENTE,OU CLORANFENICOL) TEM IMPACTO IMPORTANTE NA REDUÇAO DA LETALIDADE DA DOENÇA.A DOXICICLINA DEVE SER ADMINISTRADA NA DOSE DE 100 MG,VIA ORAL,A CADA 12 HORAS PARA ADULTOS E CRIANÇAS ACIMA DE 45 KG.