Filosofia, perguntado por rubinhobrekailo, 10 meses atrás

Quais difrenças entre Roussoau e john locke??

Soluções para a tarefa

Respondido por analuiza2108
1
Rousseau acreditava que o Estado de Natureza era bom, mas foi corrompido com o surgimento da propriedade privada. Já para Jonh Locke, o Estado de Natureza era perigoso, e fez-se necessário o surgimento do Contrato Social para garantir os direitos individuais. Ambos eram jusnaturalistas, ou seja, acreditavam que o ser humano possuía direitos naturais, mas para Rousseau, esses diretos eram a vida, a igualdade e a liberdade. Já para Jonh Locke, tais direitos eram a vida, a propriedade e a liberdade. Além disso, Rousseau defendia um governo com soberania popular, sendo considerado o “pai da democracia”, enquanto Locke defendia o poder de resistência da população se o seus líderes não estiverem garantindo os direitos naturais.
Respondido por yaspinheiro321
1
Sobre o contrato social (metáfora usada pelos filósofos contratualistas para explicar a relação entre os seres humanos e o Estado).

• para Locke: , o homem vivia num estado natural onde não havia organização política, nem social. Estavam num estado de guerra e, como não havia nenhum juiz, eles mesmos constituíram uma sociedade política organizada com uma democracia representativa. O estado deve zelar pela VIDA, LIBERDADE e PROPRIEDADE PRIVADA.

• para Rousseau: vai defender que o homem, no seu estado natural, vivia em harmonia e se interessava pelos demais. Para Rousseau, a vida numa sociedade em vias de industrialização não favoreceu os homens no seu aspecto moral. Com a industrialização, o ser humano se tornou egoísta e perdeu a empatia pelo próximo. A sociedade tornou-se corrupta a partir disso. Então, para Rousseau, o surgimento da propriedade privada acabou acarretando em desigualdades sociais. Para ele, o Estado deveria garantir liberdade civil e acabar com a propriedade privada.
Perguntas interessantes