Quais diferenças encontramos entre as bacias sedimentares e os dobramentos modernos? Como se caracteriza o Brasil em relação a esses tipos de estruturas geológicas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As bacias sedimentares são acumulações de espessas camadas formadas por rochas sedimentares. Nela encontramos, por exemplo, fósseis que foram soterrados por camadas de sedimentos. É nela que encontramos também o petróleo, gás natural e carvão mineral.
Os dobramentos modernos são formações "mais recentes" de cadeias montanhosas, como os Andes, Himalaia. Elas são formadas pelo tectonismo, então só é possível encontrar dobramentos modernos em lugares que possuem placas tectônicas. Nela encontramos minerais metálicos e não metálicos.
Obs: não confunda! o fato de ser mais recente do que a formação das bacias sedimentares não quer dizer que faz pouco tempo que elas foram formadas, pelo contrário! também são muito antigas, mas menos do que a de sedimentos.
O relevo do Brasil é formado por bacias sedimentares e dobramentos antigos. Dobramentos antigos são rochas cristalinas, e não são dobramentos modernos!