quais desdobramento do conceito europeu de mordenidade fortaleceram as lógicas de inclusão e exclusão nos séculos XV e XVI
Soluções para a tarefa
Resposta:
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características. Entretanto, nessa trajetória que traçaremos aqui, o que nos importa é a trajetória do pensamento humano e o seu processo de construção. Para tanto, partiremos das reflexões de Zygmunt Bauman e de Max Weber para traçar uma linha que nos guie pelas mudanças do pensamento humano e sua conexão com a realidade histórica das pessoas que fizeram parte desse processo
A modernidade trata-se de um período de tempo marcado por reformas e revoluções, tais como o humanismo, o renascimento e as reformas protestantes.
O que surge desta época de grandes mudanças é a opinião hegemônica e largamente aceita que vê a Europa como berço da civilização. Esta é considerada “moderna” e herdeira direta da cultura Grego-Romana.
Um dos principais pilares do idealismo da modernidade europeia foi o alemão de Friedrich Hegel. Com suas premissas, a Europa passa a se colocar como centro do mundo desenvolvido, determinando a divisão social do trabalho e impondo o modelo econômico liberal capitalista.
A partir de então, todas as culturas e povos que não se encaixam dentro dos conceitos “moderno” passam a ser consideradas “bárbaras”.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/38328731
https://brainly.com.br/tarefa/24859666
Espero ter ajudado, bons estudos.