quais danças são visíveis em várias manifestações em outros países ?
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Resposta:
Explicação:
A manifestação folclórica no Estado do Rio de Janeiro não constitui um universo à parte, uma totalidade independente dos demais Estados Brasileiros. Nas nossas folias-de-reis, por exemplo, reconhece-se o parentesco próximo com os folguedos da grande família dos reisados, que vivem em outras regiões do país. O nosso boi-pintadinho é uma das variedades do folguedo do boi, bastante difundido em todo o Brasil. Além disso, as linhas que delimitam as áreas culturais não coincidem com os limites políticos entre os Estados. E é assim que a folia-de-reis, o mineiro-pau, o jongo, o caxambu desconhecem, ao norte, as fronteiras fluminenses e vão compor o quadro das manifestações folclóricas de Minas Gerais e Espírito Santo. O Estado do Rio, por outro lado, é um dois principais centros de convergência das migrações internas do país e para aqui se transladam tradições que, às vezes, sobrevivem apenas em grupos restritos, mas que, outras vezes, chegam a infiltrar-se mais profundamente nos hábitos da comunidade local, que delas participa, adaptando-as ao novo contexto. As danças e folguedos são atividades basicamente lúdicas e se prestam, em alguns casos, à manifestação da religiosidade popular. Distinguem-se por faltar as primeiras o elemento dramático e a estrutura bem definida, manifestada na hierarquia interna e na distinção nítida entre as funções dos participantes. Algumas vezes vinculam-se aos ciclos de Natal e Reis, ao Carnaval e ao Ciclo Junino. Manifestam-se, outras vezes, nas festas locais de padroeiros, em comemorações diversas, ou então em dias comuns, sem nenhuma motivação especial que não seja a vontade de brincar e dançar. Em ambos os casos, surgem como manifestação espontânea do grupo em sua intimidade, com profundo respeito às tradições, passadas oralmente de geração a geração