História, perguntado por SocorroCosta2601, 1 ano atrás

Quais culturas do Hawaii ???

Soluções para a tarefa

Respondido por Alissa
2
 HA’A KOA – DANÇA DO GUERREIRO

HA’A KOA tem suas raízes em tradicionais praticam havaianas, incluindo LUA (Artes Marciais), HULA (Dança) e OLI (Canto), e pode incluir o uso de instrumentos musicais como IPU e PAHU, bem como MEA KAUA (Artefatos de Guerra).
Em sua essência, HA’A KOA celebra o espírito de KOA e as virtudes de ALOHA (Amor e Compaixão), KOA (Valentia eCoragem), LÖKAHI (Unidade e Paz), KUPA’A (Lealdade) e MANA (Autoridade e Poder).

2. Hula: a alma do Havaí 
Quando pensamos no Havaí duas coisas geralmente nos vem a mente: Aloha e Hula.
Ambas nasceram em um tempo muito antigo quando na lenda deuses, deusas e humanos viviam na terra.
As origens da Hula são abertas a interpretações. Alguns acreditam que tem origem na antiga civilização de Mu,outros dizem que nasceu nas ilhas havaianas, enquanto outros traçam suas origem no Taiti ou outras ilhas estrangeiras. Para ambos, antigos e modernos havaianos, a Hula é a própria essência da vida. Ela faz uma ligação com o universo e faz deles único com toda a criação.
A questão de se a Hula original foi dançada apenas por homens, como clamam alguns havaianos, está aberta para debate. Há, entretanto,muitas gravações e lendas nas quais dizem que ambos, homens e mulheres dançavam Hula. O que se sabe com certeza é que mulheres estavam dançando quando o capitão Cook e sua tripulação chegaram em 1778 nas ilhas.
O uso da palavra, Hula, para descrever dança é específico para os havaianos e não para outras culturas Polinésias. Em Samoa, dançam SASA, FA’ATAUPATI  ou LAPALAPA. Em Tonga, o corpoprincipal da dança é chamado de FAIVA, e a dança principal é LAKALAKA. No Taiti tem APARIMA ou OTEA. Na Ilha de Páscoa, há meia dúzia de diferentes palavras para descrever dançam, muitas foram tomadas emprestadas de Samoa e Taiti. Surpreendentemente, os havaianos tem uma antiga palavra para dança, HÁ’A, a qual é muito similar ao HAKA dos Maoris e FA’A de Samoa. Pelo menos uma fonte, o DicionárioHavaiano de Mary Kawena Pukui e Samuel H. Elbert, diz que a palavra Hula não era de uso geral até após a metade dos anos de 1800.
Enquanto que os filmes de Elvis Presley podem ter levado a Hula ao conhecimento do grande público as danças apresentadas nestes filmes, embora como formasse de entretenimento, tem pouca semelhança com o profundo espírito, graça, elegância e forma sacra que personifica estaantiga arte. 
A Hula Kahiko, ou forma antiga de dança, era e ainda é apresentada com indumentárias tradicionais, acompanhadas por canto e instrumentos tradicionais de percussão, enquanto que a Hula A’uana, ou uma versão moderna da dança, é mais comumente acompanhada por instrumentos modernos como o Ukele e o violão. As indumentárias também são modernas, de uma simples saia com blusa até um elaboravestido Victoriano, para os turistas, saias de ráfia e top de côco.
A Hula apresenta três propósitos: entretenimento, inspiração e instrução. É um veículo cultural para comentários sociais e históricos, e uma forma de transmitir informações. As danças e os cantos contêm uma mágica que transcende ao poder externo e a beleza, preenche ambos, dançarinos e audiência com o espírito de Aloha.
Asprimeiras formas de dança havaiana, o cântico da Hula (Mele Hula), eram usados tanto nas formas de templo (Ha’a) ou formas públicas (Hula). Ha’a era usada para adoração dentro dos templo (Heiau), sob a coordenação de um Kahuna (Guia espiritual). Essas danças eram geralmente realizadas junto com rituais e cerimônias relacionadas a um templo específico e também com desejos específicos com aquele templo.Alguns destes eram como uma forma de adoração, prestando homenagem a deuses com lendas de seus feitos. Outra Hula honrava o Ali’i – chefes e realeza – os quais a genealogia ligava-os com os deuses. Também se dançava por prazer, com temas ligados e preenchidos por emoções. Havia o Mana ou força da vida e energia espiritual nas palavras, na precisão da apresentação, na disciplina e harmonia dos...

Perguntas interessantes