Quais critérios foram utilizados pelo Pedro Pinchas Geiger para regionalizar o Brasil?
Soluções para a tarefa
Os critérios que foram utilizados pelo geográfo Pedro Pinchas Geiger para regionalizar o Brasil foram os aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos, que os estudioso considerava bem distintos.
Portanto, segundo a classificação elaborada pelo geográfo em 1967 o Brasil possui 3 regiões geoeconômicas, também nomeadas como macrorregiões econômicas ou complexos regionais:
- Amazônia
- Nordeste
- Centro-Sul
Região geoeconômica da Amazônia compreeende os estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, oeste do Maranhão e a maior parte do Mato Grosso.
Região geoeconômica do Centro-sul compreende os estados: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, sul de Tocantins, pequena parte do sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Goiás, e a maior parte de Minas Gerais.
Região geoeconômica do Nordeste compreende os estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, leste do Maranhão, e uma parte do norte de Minas Gerais.
Aprenda mais sobre a regionalização do geógrafo Pedro Pinchas Geiger:
https://brainly.com.br/tarefa/7003396
Bons estudos!
Pedro Pinchas Geiger fez o uso de critérios ambientais, sociais e econômicos. Nesse sentido, é correto afirmar que o Brasil é dividido em cinco regiões geoeconômicas.
O que significa regionalizar um país com base em aspectos geoeconômicos?
Significa que os pesquisadores podem avaliar quais são os estados mais bem desenvolvidos e as áreas com menos capacidade de desenvolvimento socioeconômico.
Por fim, vale destacar que tal classificação foi usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o objetivo de facilitar o trabalho dos pesquisadores da instituição e de passar um entendimento claro e lógico da divisão territorial do país.
Aprenda mais sobre o tema regionalização do Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/41633169