quais consequências podem levar uma pessoa a adquirir compulsão alimentar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem alguns problemas que podem favorecer a compulsão alimentar. São eles:
Dietas rígidas
Após dietas muito rígidas há o risco da pessoa desenvolver a compulsão alimentar. Muitos especialistas afirmam que estas dietas deixam as pessoas deprimidas e privadas de diversos alimentos e que isso aumenta o desejo por comidas que elas não poderiam comer.
Além disso, outros pesquisas apontam que as dietas muito restritas levam ao impulso por comer, sentimento de desânimo e incapacidade de parar de comer quando saciado.
Comer por conforto emocional
Pessoas que comem de forma compulsiva normalmente tem mudanças emocionais como gatilho. Alguns exemplos são: passar por términos de relacionamentos, situações de aflição e angústia. Mas situações de empolgação e euforia também podem resultar em compulsão alimentar.
Estresse
A compulsão alimentar pode ser uma maneira da pessoa lidar com o estresse, depressão e ansiedade, como uma tentativa de válvula de escape.
Baixa autoestima
Problemas com a imagem corporal e baixa autoestima têm ligação direta com o descontrole em comer. Afinal, pessoas com compulsão alimentar normalmente não gostam de sua aparência. Elas constantemente acham que deveriam comer menos, mesmo que não consigam fazer algo a respeito disso.
A consequência da pessoa se sentir constantemente gorda e com medo de ganhar mais peso são constantes tentativas de compensar com dietas malucas, passando fome, tomando medicamentos para emagrecer, entre outros e isso pode levar a problemas ainda piores.
Problemas emocionais mais graves
Casos de compulsão alimentar associados a outras práticas, como vomitar após comer, bulimia ou ingerir laxantes, podem estar ligados a traumas no passado como abuso sexual, negligência emocional, entre outros.