Biologia, perguntado por pimentamilena46, 9 meses atrás

Quais consequências, mergulhadores podem sofrer caso cheguem a altas profundidades? O que eles podem fazer para amenizar o problema?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucaspaivap1996
1

Explicação:

Ao contrário do que ocorre no alto das montanhas, onde as pressões são mais baixas, nas profundezas de rios, lagos e oceanos, devido ao peso de grandes volumes de água, as pressões tornam-se elevadas. No caso dos mergulhos de profundidade, a pressão acaba por exercer no corpo humano algumas alterações importantes. Dentre elas, a mais facilmente percebida diz respeito à diminuição do volume interno dos pulmões. Além disso, em ambientes hiperbáricos, o estado físico de alguns gases, como o nitrogênio, por exemplo, se altera de gasoso para líquido, fazendo com que o seu comportamento dentro do organismo também mude.

*Para amenizar o problema*

Para evitar os efeitos da descompressão rápida, o mergulhador deve subir lentamente, fazendo paradas periódicas enquanto sobe. Tudo para que o gás dentro do seu corpo possa ser liberado de forma lenta. Caso contrário, a embolia gasosa pode ocasionar lesões, sendo as mais graves ocorridas no sistema nervoso. Existem tabelas que demonstram o tempo de subida, dependendo da profundidade na qual o mergulhador ficou e do tempo submerso


pimentamilena46: Muito obrigado
Perguntas interessantes