quais conflitos contemporânea na africa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conflitos contemporâneos na África
Ferramentas e técnicas auxiliam a análise.
A análise de conflitos. Sérgio Luiz Cruz Aguilar.
O conflito no Burundi. Raquel Torrecilha Spiri.
O conflito na República Democrática do Congo. Isabela Zorat Alonso.
O conflito na Libéria. ...
O conflito no Mali. ...
O conflito na República Centro Africana. ...
O conflito no Sudão do Sul.
OLA
Explicação: O conflito no Mali
O Mali tornou-se independente da França em 1960 e desde então transformou-se em um cenário de vulnerabilidades e conflitos internos. Existem grupos armados realizando ataques pelo país, o que gera uma preocupante situação humanitária, violações de direitos humanos, refugiados, deslocados internos e civis sendo atingidos, direta e indiretamente. No país, existe uma operação de paz da ONU que se tornou a mais mortal que a organização já desdobrou.
O conflito na Libéria
A Libéria, sendo a república mais antiga do continente africano, teve sua origem em 1822, como colônia da Sociedade Americana de Colonização (SAC), da qual se tornaria independente somente em 1847. A SAC visava relocar na África os afro-americanos em território onde já viviam povos autóctones. Assim, a hierarquia racial dentro da Libéria desde o início foi liderada pelos afro-americanos (ou américo-liberianos) de pele mais clara, seguidos dos afro-americanos de pele mais escura que, por sua vez, estavam acima dos escravos capturados em navios negreiros interceptados, chamados de “congoleses” e, por último, os povos autóctones.
O conflito na República Democrática do Congo
As características da República Democrática do Congo (RDC) fazem com que seus conflitos tenham caráter complexo, envolvendo atores heterogêneos – nacionais e internacionais, estatais e não estatais – com interesses políticos, econômicos, étnicos e culturais.
O país localiza-se na África Central, na região conhecida como Grandes Lagos, fazendo fronteira com República do Congo, República Centro-Africana, Sudão, Uganda, Ruanda, Burundi, Tanzânia, Zâmbia e Angola, os quais têm influência no conflito congolês. A RDC é um país rico em recursos naturais, possuindo grandes florestas, reservas hídricas e subsolo rico em minérios, fato que desperta o interesse de grupos internos e de outros países em explorar seu território.
ESPERO TER AJUDADO