Quais concepções de diversidade, diferença, desigualdade, contextualização e problematização aparecem no PPP da sua escola e como elas contribuem para promover o protagonismo dos estudantes?
Soluções para a tarefa
Resposta:O debate em torno da diversidadvetraduz diferentes posicionamentos, tornando-se um campo permeado de tensões, disputas teóricas e conceituais. É uma discussão que, nos últimos anos, tem se tornado frequente em vários contextos, seja no âmbito acadêmico, escolar, político, social e inclusive nos documentos oficiais, sendo objeto de estudos no campo da educação há, aproximadamente, quatro décadas, de modo que a compreensão desse fenômeno tem se apresentado de diferentes maneiras.
A diversidade constitui-se um entrelaçamento de culturas, saberes, linguagens, práticas, experiências dos diversos sujeitos, construídas na interação com o meio social e cultural e, ao discuti-la, faz-se necessário entendê-la dentro de um contexto político, econômico, social, de relações de poder e desigualdades de oportunidades produtoras de diferenças.
Essa discussão não se restringe apenas ao Brasil, mas transcende suas fronteiras, emergindo em contextos diversos, conforme a demanda, as causas, os fatores que se apresentam no âmbito social que impõem a discussão sobre o tema, relacionando a diversidade ao contexto político. “Imigração, gênero, sexualidade, raça, etnia, religião e língua são os principais fatores que desencadearam um processo de mobilização e discussão
Explicação:
espero ter ajudado