quais características são necessárias para se tornar cientista?
Soluções para a tarefa
5 passos para se tornar cientista
Se não fosse pela ciência, certamente, o ser humano não conheceria a resposta para inúmeros enigmas do universo e da humanidade. Ondas de rádio seriam ainda desconhecidas, a cura para diversas doenças e transplante de órgãos também não seriam possíveis.
Portanto, se você tem apreço pela ciência e quer ser um cientista, mas ainda não sabe como, veja a seguir alguns passos:
1 – Defina a área de atuação
Uma coisa é fato: ninguém atinge um objetivo sem ter um foco, na área da ciência isso não é diferente. Portanto, o primeiro passo para se tornar um cientista, é preciso ter autoconhecimento e entender cedo qual é área que você tem afinidade.
Se você ainda está confuso quanto as amplas possibilidades de atuação no ramo da ciência, talvez seja uma fazer um teste vocacional. Não que ele vá simplesmente acabar com a dúvida, mas poderá fornecer um norte, principalmente na hora de escolher um curso na faculdade.
Para definir uma área de atuação, é importante começar pelo básico. Ao definir qual área você tem mais afinidade, comece a estudar os fundamentos dela. Essa é uma maneira de formar uma boa base de conhecimento. E que fará muita diferença quando você estiver em estudos mais avançados.
Pois quem não domina a base da ciência que escolheu, não conhece a fundo a própria teoria em que a atua.
2 – Invista no aprendizado de línguas estrangeiras
Falar mais de um idioma é fundamental. Saiba que sem esse atributo, você não consegue avançar nos estudos acadêmicos, por exemplo. Pois para conseguir ingressar em um mestrado ou doutorado, é exigido proficiência em um segundo idioma.
Além disso, dominar uma segunda língua possibilita que você possa estudar em um país estrangeiro e ter uma formação diferenciada, podendo até trabalhar no exterior futuramente.
Além desses benefícios, ter o domínio pleno em outra língua, permite que você tenha um horizonte maior para pesquisar. Pois você vai poder ler artigos ou revistas científicas que são escritas em outros idiomas.
Saiba que cada país tem um desenvolvimento maior em uma área ou outra, essa pode ser uma maneira de saber como anda a investigação científica no exterior e isso pode trazer outros insights para a sua formação ou profissão.
Leia mais: Saiba quais os idiomas mas fáceis de aprender
3 – Invista em uma biblioteca própria
Agora que você já tem ciência de qual área você tem mais afinidade e tem certeza de que ela é o caminho profissional que você deseja seguir. Não esqueça de investir em uma biblioteca particular. Pois, sem isso, não será possível dar continuidade aos estudos e uma das fontes de onde vem o conhecimento sistemático é através dos livros.
Não existe nada melhor do que adquirir uma boa bagagem de leitura. Além disso, ter a segurança de que você tem em sua biblioteca o material necessário para enriquecer a pesquisa ou o estudo. Portanto, a biblioteca particular colocará você em um patamar diferenciado quando você precisar recorrer a algum livro que contenha um conteúdo necessário.
4 – Invista em uma pós-graduação
Se você deseja mergulhar verticalmente em algum estudo da área que você escolheu atuar, invista em pós-graduação. Saiba que para ser um cientista, fazer uma pós-graduação é praticamente obrigatório. Pois, é através de um mestrado e doutorado que a sua profissão terá validade acadêmica e visibilidade na sociedade.
Isso se deve ao fato da importância da titulação de mestrado ou doutorado para a profissão de cientista. Desse modo, a continuidade nos estudos acadêmicos farão com que você adquira cada vez mais domínio sobre a pesquisa.
E isso abrirá outras portas para o percurso acadêmico, permitindo que você seja um professor universitário e oriente outros alunos nas pesquisas.
5 – Mantenha-se atualizado
Para ser um bom cientista é fundamental nunca deixar a peteca cair. Para isso, é fundamental manter-se atualizado sobre as investigações que ocorrem na pesquisa que você realiza ou na área que você atua.
Portanto, essa questão fará com que você esteja sempre por dentro do assunto e sempre colabore e aprenda com ciência na hora de transmitir o conhecimento.
Explicação:
Obs: Você precisa ter afinidade em alguma área que tenha investigação e pesquisa
Resposta:
Para exercer a profissão de cientista é preciso que você tenha afinidade em alguma área que tenha investigação e pesquisa.
Se quer ser um cientista e não sabe como, veja alguns passos:
1- defina a área de atuação;
2- invista no aprendizado de línguas estrangeiras;
3- invista em uma biblioteca própria;
4- invista em uma pós-graduação;
5- mantenha-se atualizado.
Explicação:
espero ter ajudado