Geografia, perguntado por marianesilvalindinha, 7 meses atrás

quais características positivas surgiram no Brasil atual?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luisavieiraestrada
0

Resposta:

Características do positivismo

→ Doutrina filosófica baseada em teorias e leis

A aspiração mais remota do positivismo encontra-se no movimento iluminista, fortemente admirado por Comte. Apoiador da Revolução Francesa, Auguste Comte era favorável ao pensamento republicano, mas acreditava que o caos e a anarquia, predominantes em alguns períodos da revolução e pós-revolução, eram empecilhos para a marcha acelerada do progresso.

→ Doutrina sociológica

Antes de tudo, o positivismo era uma doutrina sociológica que se baseava na Lei dos Três Estados. A Ciência Social estaria no último e mais avançado estágio de desenvolvimento da humanidade, acompanhada da Biologia. Isso conferiu ao positivismo o estatuto de doutrina fortemente ancorada no pensamento científico.

→ Doutrina política

A ordem, o rigor e o empenho pela organização são características fundamentais para a doutrina positivista. Daí deriva o lema estampado na bandeira brasileira, desenhada durante o início da era republicana no Brasil.

→ Aposta nas ciências e na industrialização

O pensamento positivista garante que o progresso da humanidade, além de intimamente ligado às ciências positivas, está também relacionado com o impulsionamento da industrialização e da tecnologia.

→ Religião positiva

Com a superação do período teológico e das religiões baseadas nos mitos e na existência de um mundo sobrenatural, Comte afirmou a necessidade de uma nova espécie de religião, baseada não em algo acima da natureza, mas na própria natureza e na capacidade humana de desvendar os mistérios dessa natureza por meio da ciência. Grosso modo, podemos dizer que, na religião positiva, a figura de Deus é substituída pela ciência.

Positivismo no Brasil - “Ordem e Progresso”

“Ordem e Progresso” são influências do pensamento positivista.

O lema de nossa bandeira é positivista, pois a Primeira República brasileira (1889-1930) foi um período político com forte inspiração na teoria formulada por Auguste Comte. Tanto o primeiro presidente, marechal Deodoro da Fonseca, quanto parte do Parlamento, eram republicanos. O pensamento republicano nascido na França era baseado na liberdade individual e na responsabilidade moral, fruto daquela liberdade. A liberdade individual e, principalmente, a responsabilidade moral são preceitos fundamentais do positivismo, pois são valiosos pilares para o progresso.

Apesar da forte inspiração no início da república, o positivismo no Brasil não durou, e o lema estampado em nossa bandeira não vingou. A política brasileira, que passou por sucessivos atentados contra a democracia e reprimiu a liberdade dos cidadãos, perdeu, antes mesmo do fim da Primeira República (que se tornou um regime coronelista mantido pelo voto de cabresto), os ideais positivistas tão caros para os republicanos franceses.

Moeda com retrato do primeiro presidente do Brasil, o marechal Deodoro da Fonseca.

Moeda com retrato do primeiro presidente do Brasil, o marechal Deodoro da Fonseca.

Resumo

O positivismo surgiu com Auguste Comte, no século XIX;

Marcou o início da Sociologia;

Era uma teoria política, moral e filosófica;

Baseava-se na ciência e na ordem social;

Disciplina, rigor e ordem eram necessários para o crescimento moral e social;

Inspirou a Proclamação da República brasileira

 

Explicação:

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes