Saúde, perguntado por Carolinadelaia, 1 ano atrás

Quais avanços tecnologicos foram necessarios para determinar o neurônio como unidade básica funcional do encéfalo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
6
Olá, tudo bem? Primeiro devemos estabelecer o que é o encéfalo. Ele consiste em uma das duas partes que formam o sistema nervoso central (SNC), que é responsável pela designação de respostas ao estímulos recebidos pelo corpo. Por sua vez, o encéfalo em si é formado por diversas partes. A mais importante delas é o cérebro, que por sua vez tem como unidade básica o neurônio, que é responsável por conduzir o impulso recebido pelos nervos. Desta maneira, podemos estabelecer uma forte relação de dependência entre o encéfalo e os 100 bilhões de neurônios que costumam estar à sua disposição em um humano adulto.

Para estabelecer essa relação, porém, foram necessários alguns avanços tecnológicos científicos. O primeiro deles foi o início do uso científico do microscópio, em aproximadamente 1835, que se revelou fundamental para obter a descrição interna da estrutura do neurônio. Ainda assim, existiriam dificuldades para diferenciá-los, o que só foi solucionado com a descoberta do corante vermelho de carmin, ao redor de 1850, e, no mesmo século, o desenvolvimento de corantes sintéticos. Fundamental também seria a descoberta de um fixador para o sistema nervoso, o ácido crômico, em 1840.

No início da década de 1860, foi desenvolvida a 
técnica de microdissecção, que conseguiu obter imagens claras dos neurônios. Ainda assim, porém, a ideia que os neurônios se comunicavam entre si só atingiu um consenso na década de 1890, e apenas com o reconhecimento da doutrina neuronal no início do século XX que ficou estabelecido que o neurônio é a unidade básica do sistema nervoso como um todo.
Perguntas interessantes