quais atividades econômicas e fluxos populacionais caracterizam o território brasileiro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Identificar os principais fluxos populacionais entre estados e regiões brasileiras e compreender suas causas.
Elaborar, ler e interpretar gráficos sobre dinâmicas demográficas.
Conteúdo(s)
Migrações - Dinâmica demográfica
Elementos da dinâmica demográfica
Para entender internamente a dinâmica demográfica é preciso encontrar seus componentes principais, que melhor assinalam as mudanças no comportamento geral da população. São três os mais importantes: 1. Natalidade, 2. Mortalidade e 3. Movimentos migratórios.
Natalidade
É a relação entre o número de nascidos vivos num determinado período e o total da população residente em um local. Esse valor é calculado para cada 1.000 pessoas e denomina-se coeficiente geral de natalidade ou taxa bruta de natalidade. É fundamental para os estudos da natalidade analisar os índices de fertilidade ou fecundidade. Estes são os níveis efetivos de reprodução da população, calculados para cada grupo de 1000 mulheres com idades entre 15 e 50 anos, considerado como o intervalo fértil. Resulta de duas variáveis: 1. O potencial que a mulher tem para conceber; 2. A exposição à possibilidade de conceber, que pode ser interrompida temporariamente por causas como gravidez, parto, aborto e lactação. As taxas de fecundidade, portanto, são o melhor indicativo sobre o que ocorre no campo da natalidade.
Mortalidade
A taxa bruta (ou coeficiente) de mortalidade é obtida dividindo-se o número total de óbitos de uma região por toda a população residente. Por ser a taxa bruta pouco esclarecedora, costuma-se utilizar coeficientes específicos de mortalidade por sexo ou por idade. São calculados tomando-se o número de óbitos numa categoria de sexo ou idade, ao longo de um ano, dividido pela população dessa categoria residente na área no meio do ano e multiplicando-se o resultado por 1000. A mortalidade infantil tem dois coeficientes: o de mortalidade neonatal - sobre nascimentos ocorridos até 28 semanas de gestação - e o de mortalidade infantil tardia - sobre crianças nascidas com mais de 28 semanas de gestação e óbitos ocorridos até um ano de idade. O primeiro índice relaciona-se com fatores genéticos, congênitos e causas relativas ao parto e pós-parto, enquanto o segundo sofre maiores interferências de aspectos como saneamento básico, controle e prevenção de doenças e alimentação.
Migrações
A migração pode ser medida diretamente, por meio de registro de entrada e saída de pessoas em um determinado local e período. Também pode ser medida indiretamente, por meio de dados censitários e registros civis. São considerados imigrantes as pessoas que estão chegando para se estabelecer numa nova cidade, região ou país. Por exemplo, são imigrantes os recém-chegados na cidade vindos do campo. Por sua vez os emigrantes são as pessoas que estão deixando seu domicílio para dirigir-se a outras cidades, países ou qualquer outro tipo de divisão regional. Habituou-se a separar-se os processos migratórios em externos (entre países) e internos (no interior de um país). As pessoas que se enquadram nesse último tipo são também designadas genericamente como migrantes.
Explicação:não sei explica