quais atitudes deve ser formada como forma de prevenção da saúde mental
Soluções para a tarefa
1 – Pratique exercícios físicos
Estudos indicam que fazer exercícios que mexem com o corpo, especialmente em contato com a natureza, são essenciais ao organismo, ajudam a manter a mente saudável. Isso porque o exercício físico estimula a produção de substâncias que ativam o bem-estar psicológico, como as endorfinas, que são os hormônios relacionados à sensação de prazer.
2 – Durma bem
Uma boa noite de sono promove inúmeros benefícios para a saúde mental e física. Além de garantir descanso ao corpo, dormir de 6 a 8 horas por dia, ajuda a equilibrar as funções do cérebro, como as áreas que ficam hiperativas durante o dia e outras que ajudam a estabilizar as funções do cérebro.
3 – Alimente-se de forma saudável
Não é mais segredo que se alimentar de forma equilibrada é um dos principais componentes para quem quer ter um corpo saudável. Mas pouco se fala que uma boa alimentação também é importante para manter a saúde mental. Alimentos frescos, mais naturais, ricos em nutrientes, além de essenciais para a saúde física, também ajudam a combater depressão e melhoram o humor.
4 – Reserve um tempo para as relações sociais
Passar um tempo com pessoas que são importantes na sua vida, sejam familiares ou amigos, faz bem para a cabeça e para o coração. Conversar, dar boas risadas, interagir são ótimas ações para aliviar o estresse e até mesmo para melhorar a autoestima.
5 – Cultive o hábito de ler
O hábito da leitura é ótimo para o cérebro. Ajuda a memória, a criatividade e aumenta a sua bagagem cultural. É também uma oportunidade para vivenciar experiências interessantes sem sair da poltrona.
6 – Passe mais tempo na natureza
Cientistas comprovaram que um hábito muito comum dos japoneses, o chamado banho de floresta, realmente faz diferença na saúde mental e física. Estar em contato com a natureza, segundo os estudos, pode ajudar até a combater doenças mais graves. Os cientistas verificaram que a pressão sanguínea e o batimento cardíaco melhoram após apenas 30 minutos dentro de uma floresta, por exemplo. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, que acompanharam 280 indivíduos durante 20 anos medindo os efeitos fisiológicos do banho de floresta. Além dos benefícios para o corpo, o contato com a natureza acalma a mente, alivia o estresse e promove sensação de felicidade.