História, perguntado por emellydavidpdnu59, 1 ano atrás

Quais aspectos urbanísticos mais chamaram atenção dos europeus que visitaram a África entre os séculos XV e VXIII?

Soluções para a tarefa

Respondido por aj9846684pdkyiu
12
A integração comercial da África com os demais continentes do mundo ampliou-se a partir do século XV, com as grandes navegações portuguesas, que passaram a explorar economicamente a costa do continente. Porém, a partir dos séculos seguintes, a ligação comercial estreitou-se ainda mais com o tráfico internacional de escravos, no comércio triangular que unia África, América e Europa.

Mas as ações pela abolição da escravidão e do tráfico de escravos iriam fazer com que o comércio da Europa com o continente africano iniciasse uma alteração, inserindo-se de forma mais integrada ao modo de produção capitalista que se desenvolvia. Essa alteração iniciou-se principalmente a partir da segunda metade do século XVIII.O oferecimento de escravos como objeto de luxo era o que garantia o comércio dessas pessoas até o momento em que as lavouras do continente americano passaram a necessitar de um contingente de força de trabalho numeroso e constante. O oferecimento do escravo como objeto de luxo deu lugar à produção do escravo para a venda no comércio triangular, passando os traficantes africanos a procurar cada vez mais no interior do continente pessoas para trabalhar compulsoriamente na América.

De acordo com o sociólogo Immanuel Wallerstein, os escravos passaram de artigo de luxo a artigo de primeira necessidade com a ampliação do tráfico no comércio triangular. O sociólogo afirma ainda que ao passar para o segundo termo, o tráfico de escravos inseriu algumas regiões da África na economia-mundo capitalista (termo que indica uma concepção de sistema econômico, social e espacial integrado, que supera os limites de um dado país), e a produção do escravo passou a ser pensada em decorrência de seus custos.

O que contava nesse momento eram os mecanismos produtivos presentes no modo de produção capitalista, como o tempo de reprodução dos escravos e os gastos para essa reprodução, bem como os benefícios para o sistema capitalista que o trabalho do escravo geraria com seu trabalho, decorrentes também de sua produtividade.

Porém, as demais partes da África somente seriam inseridas à economia-mundo capitalista após o período de 1730-1750, junto a outras regiões do planeta, como a Rússia e a Turquia. Essa inserção estava ligada à exploração agrícola de novas culturas e ao início de uma nova divisão social do trabalho no continente.
Respondido por leticiiacosstasilva5
21

Resposta:

Bom dia !

Resposta:

Quando os europeus colonizaram a África, no século XV, ficaram admirados com a expansão do território.

Já no século XVIII, os portugueses reconheceram, por exemplo, a excelência do ferro que ali se produzia. Tanto que adquiriram para revendê-lo na Índia.

fonte:

Livro didático

2ª série

Editora: Quinteto

Por:

Marco Pellegrini

Adriana Machado Dias

Keila Grinberg

#contato História

PNDL

2018

2019

2020

Espero ter ajudado !

Perguntas interessantes