Geografia, perguntado por emanuelly7352, 9 meses atrás

Quais aspectos positivos e os negativos das áreas de livre comércio?​


ivanildasoares104: to dando pontos gratia clica no meu perfil

Soluções para a tarefa

Respondido por ffernandaesteves2019
6

Resposta:

Assim como toda e qualquer tentativa de organização econômica, os agrupamentos comerciais também dividem opiniões, seja pelos rumos que tomaram, ou mesmo, pela incerteza em realizar plenamente aquilo a que se propuseram.

Um dos pontos positivos destes tipos de organização econômica é a ampliação do mercado consumidor interno, que permite as empresas dos países e estados participantes uma economia de escala, ou seja, um tipo de economia que se organiza ao máximo, a fim de utilizar da melhor maneira seus fatores produtivos, procurando como resultado incrementar bens e serviços, ao mesmo tempo que tem baixos custos de produção.

Além disso, outra vantagem é o aceleramento da economia, afinal, com tantas taxas derrubadas e incentivos criados fica fácil ampliar as transações econômicas e diminuir custos na hora da comercialização.  

Já no hall dos pontos negativos figuram aspectos como a dificuldade em se administrar, e isso se deve, principalmente, pelas diferenças que cada país participante apresenta. Aqui, pode-se citar como exemplo o episódio da suspensão do Paraguai e entrada da Venezuela no MERCOSUL, que abalou as estruturas e confiança de certos economistas no bloco.

Apesar de seus pontos positivos, o que temos assistido é uma verdadeira enxurrada de críticas aos agrupamentos comerciais modernos. Diversos economistas acreditam que uma guerra comercial se aproxima, em virtude da divisão que os blocos econômicos têm causado.

Para muitos, dentro das fronteiras dos países e estados participantes o comércio acontece de maneira livre e democrática, contudo, fora destas zonas surge uma crescente concorrência que tem levado a criação de barreiras comerciais.

Há indícios de que os agrupamentos comerciais surgiram ainda no Século XIII, e com o passar dos anos foram se modificando, consolidando e ganhando força até chegarem a atual conjuntura. Muitos erros foram cometidos, por isso, ainda há o que ser melhorado nessa tentativa de organização e ampliação das relações comerciais.

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por winederrn
4

Dentre os principais aspectos positivos e negativos das áreas de livre comércio, podemos destacar:

Positivos:

  • liberdade para a circulação de pessoas, bens de consumo e capitais entre os países formadores de uma determinada área de livre comércio;
  • aquecimento (com a circulação de dinheiro) das economias locais;
  • ganho de concorrência nos mercados internos e externo.

Negativos:

  • falsificação de produtos - o que, na prática, elimina a possibilidade de arrecadação de impostos;
  • desvalorização das moedas nacionais em relação a outras internacionais.

Aprenda mais acessando este link:

https://brainly.com.br/tarefa/22840840

Lute e acredite em seu potencial!

Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática, 7 meses atrás