Quais aspectos econômicos e sociais contribuíram para que os bandeirantes paulistas se tornassem reconhecidos sertanistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos. Contribuíram, em grande parte, para a expansão territorial do Brasil além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, ocupando o Centro Oeste e o Sul do Brasil. Também foram os descobridores do ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Explicação:
Os aspectos econômicos e sociais que contribuíram para que os bandeirantes paulistas se tornassem reconhecidos sertanistas eram:
- escassez de mão-de-obra escrava;
- crise do açúcar;
- busca de uma nova atividade comercial;
- a exploração de novas áreas com metais preciosos.
Sertanistas
Foi uma atividade de exploração territorial iniciada no século XVII, no sertão brasileiro, propiciando a interiorização do país. Durante o Brasil colônia, estes homens eram também chamados de bandeirantes.
Eram normalmente homens miscigenados (mamelucos) com ascendência portuguesa, praticando plenamente o idioma europeu e a religião católica, entretanto possuíam esposas ou concubinas indígenas, falavam também a língua dos nativos e eram aversos à lei.
Os principais objetivos da exploração sertaneja eram:
- captura de indígenas, por conta da escassez de escravos negros;
- exploração de metais preciosos, pois as áreas em Minas Gerais já estavam dominadas ou em disputas;
- investigação de riquezas naturais, pois novas atividades econômicas eram procuradas por conta da crise do açúcar;
- conhecimento de possíveis novas espécies animais;
- captura de escravos fugidos, pois no período estavam em formação grandes quilombos.
Para mais informações sobre os Bandeirantes, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/36690550