Quais as vantagem e desvantagens do trabalho virtualizado?
Pelo menos 4 pontos de cada
Soluções para a tarefa
Vantagem:
•Não precisa sair de casa nem dinheiro com conversão ou gasolina.
•Não tem briga entre as pessoas já que elas não se veem diretamente ou seja ao vivo 100%.
•Não existe bullying.
E etc...
Desvantagens:
•Existe o Cyberbullying.
•Não da pra você ficar a cara cara para as pessoas tem que aprender a conviver com elas.
•Você não sai de casa para trabalhar e fica sempre sempre sempre em casa.
E etc...
Espero ter ajudado dei meu melhor!
Resposta:
Vantagens:
* Gerenciamento centralizado
* Instalações simplificadas
* Facilidade para a execução de backups
* Suporte e manutenção simplificados
* Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do data center da empresa
* Independência de Hardware
* Disponibilização de novos servidores fica reduzida para alguns minutos
* Migração de servidores para novo hardware de forma transparente
* Maior disponibilidade e mais fácil recuperação em caso de desastres
* Compatibilidade total com as aplicações
* Economia de espaço físico
* Economia de energia elétrica utilizada em refrigeração e na alimentação dos servidores.
* Segurança: Usando máquinas virtuais, pode-se definido qual é o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requerimentos de segurança, ferramentas diferentes e o sistema operacional mais adequado para cada serviço. Além disso, cada máquina virtual é isolada das demais. Usando uma máquina virtual para cada serviço, a vulnerabilidade de um serviço não prejudica os demais.
* Confiança e disponibilidade: A falha de um software não prejudica os demais serviços.
* Custo: A redução de custos é possível utilizando pequenos servidores virtuais em um único servidor mais poderosos.
* Adaptação às diferentes cargas de trabalho:A carga de trabalho pode ser tratada de forma simples. Normalmente os softwares de virtualização realocam os recursos de hardware dinamicamente entre uma máquina virtual para a outra.
* Balanceamento de carga: Toda a máquina virtual está encapsulada, assim é fácil trocar a máquina virtual de plataforma e aumentar o seu desempenho.
* Suporte a aplicações legadas: Quando uma empresa decide migrar para um novo Sistema Operacional, é possível manter o sistema operacional antigo sendo executado em uma máquina virtual, o que reduz os custos com a migração. Vale ainda lembrar que a virtualização pode ser útil para aplicações que são executadas em hardware legado, que está sujeito a falhas e tem altos custos de manutenção. Com a virtualização desse hardware, é possível executar essas aplicações em hardwares mais novos, com custo de manutenção mais baixo e maior confiabilidade.
* Segurança: as máquinas virtuais podem ficar isoladas e independentes umas das outras, inclusive independente da máquina hospedeira.
* Redução de custos: com menos equipamentos físicos para se gerenciar o custo com pessoal, energia e refrigeração fica mais reduzido
* Melhor aproveitamento do espaço físico: menos dispositivos físicos instalados maior o espaço disponível em racks.
* Melhor aproveitamento do hardware: com o compartilhamento do hardware entre as máquinas virtuais reduz-se a ociosidade do equipamento.
* Simulações: Com as máquinas virtuais é possível simular redes inteiras, inclusive redes heterogenias.
* Pode-se utilizar sistemas operacionais que não possuam compatibilidade com o hardware, utilizando os recursos de virtualização de hardware. Possibilitando assim testes ou até mesmo economia com a compra de hardware de menor custos.
* Redução do downtime
* Facilidade ao migrar ambientes: evita reinstalação e reconfiguração dos sistemas a serem migrados
* Utilização de uma VM como ambiente de desenvolvimento: possibilita testes em SO’s distintos e, por prover um ambiente isolado, evita que falhas na configuração e/ou execução, ou até mesmo vírus, danifiquem o hardware da máquina
Desvantagens:
* Grande uso de espaço em disco, já que é preciso de todos os arquivos para cada sistema operacional instalado em cada máquina virtual.
* Dificuldade no acesso direto a hardware, como por exemplo placas específicas ou dispositivos USB
* Grande consumo de memória RAM dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma
* Segurança: As máquinas virtuais podem ser menos seguras que as máquinas físicas justamente por causa do seu host. Este ponto é interessante, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as máquinas virtuais que estão hospedadas nessa máquina física estão vulneráveis.
* Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos. Existem produtos que fornecem essas soluções, mas esse é o campo no qual estão os maiores investimentos na área de virtualização, justamente por se tratar de um dos maiores contra-tempos na implementação da virtualização.
* Desempenho: Atualmente, não existem métodos consolidados para medir o desempenho de ambientes virtualizados. No entanto, a introdução de uma camada extra de software entre o sistema operacional e o hardware, o VMM ou hypervisor, gera um custo de processamento superior ao que se teria sem a virtualização. Outro ponto importante de ressaltar é que não se sabe exatamente quantas máquinas virtuais podem ser executadas por processador, sem que haja o prejuízo da qualidade de serviço.