Ed. Física, perguntado por Dyeiksonvraal, 1 ano atrás

quais as três classes socias do espesar

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Respondido por rayngridy1314
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Recentemente em um vídeo divulgado na internet, ouvimos o presidente do Brasil dizer que o Tênis é esporte da burguesia, entretanto, esse parece ser o senso comum na sociedade brasileira, existem esportes para ricos e para pobres. Alguns sociólogos mostram como essa idéia não é relativamente nova e que o esporte desde sua origem, tem o seu lado emancipador e ao mesmo tempo alienante.

Porquê o Tênis é esporte de burguês?

No que Karl Marx chama de sociedade de classes, onde fica evidente a divisão entre dominantes e subordinados, o esporte reflete as contradições entre ambos e se apresenta de forma diferente em cada segmento da sociedade. Ao mesmo tempo em que a competição se manifesta no esporte, manifesta-se também os interesses de cada classe. Ambos os interesses aparecem no acesso desigual aos esportes e nos discursos e estratégias de cada um para o uso do tempo livre e da prática desportiva.

O esporte então não é algo axiologicamente neutro, pois está envolto e permeado pelas contradições e dualidades na sociedade, o esporte não é algo neutro ou apolítico, mas ainda contém um potencial emancipatório para o ser humano. (COLEMAN, 1989)

É claro que por estar ligado à sociedade, notamos que o esporte se modificou de acordo com a mudança no modo de produção da sociedade capitalista. Com o fim do feudalismo, os jogos populares e festivais medievais vão dando lugar a esportes tradicionalmente aristocráticos, como a caça, corrida de cavalos, tênis ou críquete. Ideais militares e de superioridade esportiva perduravam até então nos círculos nobres e nas escolas para jovens abastados, sob a ideologia que a aristocracia era forte tanto nos combates intelectuais quanto em esporte “viris”.

Entretanto a industrialização mostrou no esporte e no acesso da classe trabalhadora a ele, uma forma de inculcar nos operários os interesses burgueses e seus ideais de respeitabilidade, além de promover a harmonia das classes e disciplinar as classes inferiores, o que foi considerado como uma forma de “disciplinar e vigiar” em estudos posteriores.

COLEMAN 1989 cita que, a partir dos anos 1860-1880 começou a predominar uma nova ideologia do atletismo cujos principais temas eram: os esportes populares promovem harmonia entre as classes, promovem as qualidades marciais e o patriotismo e impedem a afeminação e a degeneração. A exportação de esportes de elite para as classes trabalhadoras encerrava uma tentativa de tornar a classe trabalhadora na parte mais maleável da força de trabalho, que além de promover a “harmonia” de classes, inculcava as idéias e normas burguesas de respeitabilidade.


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