Quais as técnicas para plantar em montanhas e Serras?
Soluções para a tarefa
Dificuldades da plantação em montanhas
É muito importante que sejam gerados conhecimentos, para a consequente criação de tecnologia específica para o desenvolvimento sustentável desses pontos, tão sensíveis. Além disso, muita conciliação é necessária, haja vista que encostas se enquadram legalmente como Áreas de Proteção Permanente – APP – sendo definidas como áreas não-próprias para agricultura. Isso se justifica devido ao fato de que qualquer modificação do clima, já exerce pressão sobre esse solo.
Afinal, montanhas são ecossistemas muito frágeis e que sofrem com mudanças bruscas de clima e temperatura por conta das características de seu solo – pouco profundo – e do relevo irregular. Além disso, se forem desmatadas grandes áreas para agricultura, a terra perde resistência e pode deslizar, causando grandes desastres, como o exemplo que abre este texto.
Para que esses solos se tornem utilizáveis de forma sustentável, será necessário que se tomem atitudes como: a preservação de nascentes e um grande cuidado no momento de revolver a terra para colocar sementes para plantio.
A agricultura de jardinagem é um tipo de agricultura de subsistência, cuja aplicação mais comum é realizada no sul do continente asiático, mais precisamente nas áreas onde predomina o clima de monções. Um dos principais exemplos é a rizicultura (cultivo de arroz) no Vietnã, muita organizada por técnicas de terraceamento.
Veja a imagem abaixo onde mostra como é feita a agricultura de jardinagem.